Ciência da Computação vence seletiva da Maratona de Programação

Em uma disputa empolgante, ocorrida no último dia 10 de setembro no campus
 da UNAMA (Alcindo Cacela), a equipe formada por Breno França, Rafael  Esteves e Weverton Cordeiro, discentes do Bacharelado em Ciência da Computação da UFPA, e instruída pelo técnico Prof. Dr. Antonio Jorge Abelém  (Depto de Informática-UFPA) foi a grande vencedora da sede Belém. A equipe  irá disputar a final brasileira da Maratona de Programação nos dias 11 e 12 de novembro na cidade de Ribeirão Preto-SP.
 Foi a primeira vez que Belém sediou uma seletiva da Maratona de Programação.
 O evento local, tendo como coordenadores o Prof. Claudio Alex Rocha (UNAMA)e o Prof. Rodrigo Quites Reis (UFPA), foi disputado por 5 equipes formadas por alunos dos cursos de graduação da UNAMA e UFPA.
  A decisão acabou sendo confirmada apenas no final da competição, que se iniciou em todo o país às 14 horas de sabado e durou 5 horas. Quando  faltavam
 cerca de 20 minutos para o término da competição, 4 equipes estavam  empatadas
 com um problema resolvido cada. A submissão da resposta correta para um
 segundo problema por parte do time vencedor acabou sendo decisiva para o
 processo.  Segundo o Prof. Rodrigo, "embora houvesse um critério objetivo já
 pré-estabelecido pela organização para determinar o desempate, o maior
número de acertos determinou de maneira clara qual equipe teve melhor desempenho
 durante a disputa."

Maratona - A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira
 de Computação (SBC) que existe desde o ano 2000. Ela nasceu das competições
 regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de
 programação da  ACM (Association for Computing Machinery), o  ACM International Collegiate  Programming Contest, e é parte da  regional sulamericana do concurso.
 Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na
 área de Computação (Ciência da Computação, Engenharia de Computação,
 Sistemas de Informação, etc). A competição promove nos alunos a
 criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Os vencedores das edições  anteriores do evento foram premiados com computadores do patrocionador
 mundial do evento, a IBM. Em muitos casos, os melhores colocados conseguem empregos em empresas de alta tecnologia como a própria IBM, Google e Microsoft.

Vitória pessoal - Para Weverton Cordeiro, aluno do quarto ano do curso
 de Ciência da Computação da UFPA, fazer parte da equipe vencedora teve um sabor   especial.
 Sendo natural da cidade de Itaituba (PA), Weverton era o único candidato
 que já  tinha experiência anterior na competição. Em 2004, junto com outros dois
 colegas, Weverton participou da Maratona em Manaus, oportunidade em que a equipe dos  paraenses obteve  o segundo lugar (em uma disputa contra 11 equipes).
 "Se houvesse um acréscimo de apenas 5 minutos na duração do evento nos teríamos vencido naquela ocasião", lamenta-se Weverton. Desde aquele momento, Weverton
 estava se preparando para a seletiva de 2005. Agora o objetivo é que o time
 possa obter  uma boa colocação na final brasileira.

Participação do Pará no evento
- Segundo o Prof. Claudio Alex,
 coordenador do evento, a idéia é aumentar a participação do Pará na Maratona de 2006 com um  número maior de equipes. "Segundo o regulamento da Maratona, cada  instituição  pode participar com apenas 3 equipes. Com o aumento no número de competidores e de instituições na sede Belém, podemos pleitear em 2006 um aumento no número de equipes que são classificadas para a final brasileira", conclui o Prof. Alex.

Maiores informações em http://maratona.ime.usp.br (site oficial do evento)

Publicado em: 12.09.2005 11:20