UFPA vai integrar novo programa de intercâmbio
Representantes do Grupo Santander apresentaram, na manhã desta segunda-feira, 23, ao reitor da Universidade Federal do Pará, Carlos Maneschy, o novo programa de fomento ao intercâmbio internacional de estudantes. O Fórmula Santander é o novo programa de bolsas de mobilidade internacional destinadas aos alunos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior do Brasil, Espanha e Reino Unido. “Para exteriorizar o compromisso que o Banco mantém em suas ações nas universidades, criou-se mais este programa”, declarou o assessor da presidência do Banco, Inácio Berdugo.
Durante a reunião com o Grupo Santander, o reitor confirmou a participação da UFPA e anunciou que, em breve, a Instituição estará assinando o termo de cooperação do novo programa. “O nosso esforço em internacionalizar as ações da Universidade está tendo uma boa repercussão com as instituições apoiadoras. Para quem não tinha a cultura de realizar intercâmbios, nós, agora, estamos numa nova fase, em que o esforço se torna ainda mais eficaz quando temos esses parceiros”, avaliou o reitor.
O Fórmula Santander vai contemplar 300 estudantes e promover o intercâmbio para as 833 universidades com as quais o Banco mantém acordos de colaboração acadêmica. No Brasil, serão destinadas 100 bolsas, destas, três vão atender a alunos da UFPA. Eles irão cursar um semestre em uma universidade estrangeira.
A seleção dos bolsistas será realizada pelas universidades, a partir de critérios estabelecidos em editais. Cada bolsa corresponde a um aporte econômico de 5 mil euros para o semestre de estudo, destinado às despesas no exterior, como matrícula, deslocamento, manutenção, viagem e alojamento.
Outros programas - A reunião também reafirmou a parceria entre a UFPA e o Banco Santander em outros programas que, inclusive, já estão em andamento, como o Top China, com a concessão de cinco bolsas; e o Luso Santander, também com cinco bolsas. Na ocasião, o reitor recebeu o convite de Inácio Berdugo para compor o Conselho Nacional de Universia, rede de universidades que mantém programas de intercâmbio.
“Poucas universidades brasileiras participam deste conselho e a UFPA participa pela sua importância, pelo aspecto singular que apresenta, pelo interesse que o banco sinaliza em relação à nossa Universidade. Isso, para nós, é motivo de grande satisfação”, enfatizou o reitor Carlos Maneschy. “Além do Santander, vamos buscar outros tipos de cooperação que nos permitam ampliar e potencializar essa capacidade que nós temos para cooperação internacional,” finalizou.
Leia mais: Prêmio Santander Universidades prorroga inscrições
Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Karol Khaled
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária