UFPA envia 18 alunos à França para intercâmbio internacional
Passar um ano na França, estudando, aprimorando a formação e conhecendo uma nova cultura. Essa realidade começa a ser assimilada por 18 estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), os quais devem embarcar para a Europa ainda na primeira semana de setembro.
Irão para a França alunos das Faculdades de Engenharias Elétrica, Mecânica, Civil, da Computação, Sanitária e Ambiental. Eles foram selecionados pelo Programa de Cooperação Brasil/França Ingènieur Technologie (Brafitec), financiado, no Brasil, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC), que apoia projetos de mobilidade internacional.
Será o quarto grupo de estudantes da UFPA enviado à França por meio do Programa Brafitec, que tem o objetivo de possibilitar o intercâmbio entre alunos de graduação em engenharia, de universidades brasileiras e francesas, a fim de que possam obter uma formação mais aderente ao mercado de trabalho contemporâneo que, cada vez mais, exige profissionais com um perfil multicultural.
"Desde 2007, 33 estudantes de engenharia do Instituto de Tecnologia da UFPA (ITEC) já tiveram a oportunidade de estudar em algumas das melhores escolas de engenharia da França", explica o professor Carlos Tavares, da Faculdade de Engenharia Elétrica da UFPA e coordenador de um dos programas Brafitec. Os outros projetos são gerenciados pelos professores Severiano Lima, Brígida Rocha e Said Mounsif.
Mercado e preparação - O professor Tavares destaca ainda que, para garantir um bom emprego ou ser um bom empreendedor, o profissional de engenharia não pode mais se limitar em buscar apenas uma boa formação técnica. “É necessário, atualmente, que ele passe a desempenhar uma nova função social, voltada, também, para a pesquisa de soluções sustentáveis para o desenvolvimento", avalia.
Na última sexta sexta-feira, 20, o grupo de 18 anos alunos foi homenageado na UFPA. O ITEC promoveu uma cerimônia informal de despedida para os estudantes. O evento aconteceu no auditório do Instituto, no Campus da Universidade, no Guamá, em Belém.
O clima entre os bolsistas era um misto de expectativa e ansiedade em relação aos desafios que terão pela frente. “Esta é uma oportunidade excelente. Poucos cursos oferecem esse tipo de intercâmbio. Para mim, representa um objetivo alcançado após um ano de preparação”, declarou o estudante Danilo Almeida, do 8º semestre de Engenharia Elétrica . “Espero ter um ótimo aproveitamento na França, conhecendo novos lugares, culturas, métodos de ensino. Estou ciente das dificuldades, mas a oportunidade de ir para a Europa estudar em instituições de excelente nível faz com que as adversidades sejam minimizadas”, conclui o universitário.
Texto: Killzy Lucena e Julize Garcia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária