ICB realiza acolhimento dos calouros de Medicina e homenageia docentes
O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou, nesta terça-feira, 24, evento de acolhimento dos 75 calouros do curso de Medicina. A programação teve aula inaugural e homenagens aos docentes Alcyr Guimarães Sequeira e Paulo Fernando Turiel. A solenidade teve também coquetel , sorteio de livros, estetoscópios e esfignomanômetros e foi precedida pela inauguração do Auditório “João Paulo do Vale Mendes”, do ICB.
O acolhimento realizado fez parte do cronograma do módulo “Moléculas, células, gênese e níveis de organização”, coordenado pela professora doutora Iêda Maria Louzada Guedes, que também gerencia o eixo teórico-prático de 1º ano do curso de Medicina. O módulo é ofertado aos alunos no primeiro semestre, no novo Projeto Político Pedagógico do curso de Medicina, aprovado em julho deste ano.
O evento teve a participação do diretor geral do ICB, professor doutor Júlio Cesar Pieczarka; da diretora adjunta do Instituto, professora Maria Cristina Espósito, coordenadora do eixo teórico-prático do 1º e 2º anos; da professora doutora Iêda Guedes e da professora doutora Antonia Vieira, respectivamente, coordenadoras dos módulos.
De acordo com a diretoria da Faculdade de Medicina, professora Tânia Costa, convidada a participar do evento, o novo PPP/Medicina/2010 está baseado em eixos teórico-práticos: formação científica e habilidades, prática de atenção à saúde, do primeiro ao oitavo semestre. “A ideia é associar os diferentes momentos da formação médica, fazendo com que o que se vê na teoria, seja visto também na prática, desde os primeiros momentos do curso. Assim, o aluno terá uma formação mais coerente”, afirma a diretora.
O professor Alcyr Guimarães Sequeira fez uma palestra motivacional e o doutor Paulo Fernando Turiel falou sobre a importância do médico e a história da Anatomia. Ambos tiveram participações relevantes no curso de Medicina e demais cursos do Instituto de Ciências Biológicas. Hoje, aposentados, ainda ministram aulas voluntariamente quando convidados.
A aluna Vivian Nascimento de Melo estava confiante. “Sempre quis estudar para ajudar as pessoas e foi na área da saúde que me encontrei”, declarou a estudante. Vivian disse que não vai esquecer o que foi dito na aula inaugural: Respeitar o paciente e estudar humanamente e não mecanicamente. “Só tenho a certeza de que não vai ser fácil, mas vai ser recompensador,” afirma a nova universitária.
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária