Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Bolsistas da UFPA viajam para a Europa

Mais um grupo formado por alunos de graduação e pós-graduação e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) se prepara para embarcar para a Europa e vivenciar novas experiências acadêmicas. Eles foram contemplados pelo Programa Erasmus Mundus, que promove o intercâmbio acadêmico com universidades estrangeiras.

 

A viagem está marcada para o mês de setembro, quando eles iniciam o período de estudos nas universidades europeias conveniadas ao Programa, em cursos de graduação e pós-graduação e intercâmbio docente. “Esta é mais uma das ações realizadas pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER), a fim de consolidar o intercâmbio estudantil e docente entre UFPA e universidades estrangeiras, e promover cada vez mais a inserção da UFPA nos critérios de internacionalização estabelecidos pelo MEC”, disse a assessora da Pró-Reitoria de Relações Internacionais, Leila Assef.

 

No total, serão contemplados 28 bolsistas, sendo 20 alunos de graduação, sete alunos de pós-graduação e um professor. Eles são dos cursos de Psicologia, Direito, Letras, Pedagogia, Matemática, Sociologia, Biologia e Engenharias Civil, Química, Elétrica e Mecânica.

 

As universidades que compõem a rede de intercâmbio do Programa Erasmus Mundus que irão receber os alunos da UFPA são: Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Universidade de Napoli (Itália), Universidade do Minho (Portugal), Universidade de Castilla – La Mancha (Espanha), Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste (Hungria), Universidade de Valencia, Instituto Politécnico de Grenoble e Universidade de Catalunha. A duração do intercâmbio é de 6 a 10 meses.

 

Programa - O Erasmus Mundus é um programa de cooperação institucional e mobilidade acadêmica, que promove o intercâmbio de estudantes e pessoal docente. Funciona por meio de consórcios de instituições europeias e brasileiras na área do ensino superior. O Programa é financiado pela Comissão Europeia através do "Erasmus Mundus Programme (Action 2)", que é um dos programas de cooperação da União Europeia com países  terceiros.

 

Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 27.08.2010 16:23