Coleta Seletiva Solidária inscreve interessados em participar de comissão
Após um ano mostrando à comunidade universitária a importância de selecionar os resíduos de maneira consciente e ajudando catadores de produtos recicláveis, a Universidade Federal do Pará (UFPA) irá criar uma comissão para dar continuidade ao Programa Coleta Seletiva Solidária.
A comissão será organizada pela Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Prefeitura do Campus. Estarão aptos a fazer parte do grupo somente funcionários da Universidade. Os alunos que se interessarem pelo Programa poderão participar como colaboradores.
Inscrições - A educadora ambiental e técnica da Prefeitura da UFPA, Liana Machado, informa que os interessados em ingressar na comissão devem se inscrever, por e-mail, até o dia 31 de agosto. Após o registro, os inscritos deverão participar da reunião, que acontecerá no dia 22 de setembro, às 10h, no auditório do Capacit, no campus da UFPA, no Guamá. Na data, serão repassadas algumas informações, como a importância da comissão e as referidas atribuições.
A educadora explica que, apesar do termo “comissão”, esta já é a segunda delegação formada. O primeiro grupo foi criado para possibilitar a implantação do Programa Coleta Seletiva Solidária, na UFPA. A comissão que será criada agora dará sequência ao Programa que, segundo ela, foi muito bem aceito pela comunidade universitária.
Balanço - Em um ano de Programa, foram arrecadados 40.720 kg de papel e papelão, mais 2.498 kg de plástico e 1.068 kg de metal. Porém esses números não são definitivos. Liana Machado esclarece que é difícil precisar os valores, porque não é a Universidade que faz a contabilização dos dados.
Liana Machado destaca, ainda, que existe a possibilidade de haver o Coleta Seletiva Solidária nos outros campi da Universidade. Mas, para isso, cada campus precisa fazer uma análise da situação e elaborar um projeto conforme a própria realidade.
Apesar da coleta, por enquanto, estar limitada ao Campus do Guamá, os responsáveis não restringem o trabalho somente à cidade universitária. "Ainda que não seja de maneira física, com a implantação de containeres de materiais recicláveis, o apoio vem sempre em nível de informação/educação”, ressalta Liana Machado. Assim, campanhas educacionais que mostram às pessoas a importância da coleta seletiva solidária são quase sempre as alternativas utilizadas para quem se interessa pelo Programa, mas não possui vínculo com a Universidade.
Serviço:
Inscrições para fazer parte da Comissão de Coleta Seletiva Solidária
Data: Até 31 de agosto de 2010.
Por e-mail: ambiental@ufpa.br ou ambiental.ufpa@gmail.com
Informações: Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura do Campus - Tel:
(91)3201.7370
Texto: Flávio Meireles – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária