Campus de Tucuruí forma a primeira turma de engenheiros
Cinco anos de muito esforço e dedicação na esperança de receber o grau e conquistar um espaço no mercado de trabalho. Esse sonho se tornou realidade para 38 novos bacharéis em engenharia, formados pela Universidade Federal do Pará, no Campus de Tucuruí, na última quinta-feira, 26 de agosto.
Foram as primeiras turmas de Engenharias Civil e Elétrica que concluíram os cursos, criados no município devido a uma parceria entre a UFPA e as empresas de energia Eletrobrás/Eletronorte.
A sessão de outorga de grau foi conduzida pelo reitor da UFPA, Carlos Maneschy. Ao todo, 24 alunos de Engenharia Civil e 14 de Engenharia Elétrica receberam canudo e capelo, símbolos que marcam o início de uma nova fase da vida: a da carreira profissional. “O que a Universidade faz de mais importante é transformar vidas. A UFPA realiza sonhos e é isso que comemoramos: o fato de termos preparado esses cidadãos, novos engenheiros, para a vida”, disse o reitor.
A mesa de cerimônia também contou com a presença do prefeito municipal Sancler Ferreira; do presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz Lopes, patrono das duas turmas de formandos; professor Antônio Malaquias Pereira, coordenador do Campus de Tucuruí; da professora Emília Tostes, diretora do Instituto de Tecnologia da UFPA; do professor Marcelo Manssulo, diretor da Faculdade de Engenharia Civil do Campus de Tucuruí; do professor Clayson Daniel, diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica do Campus de Tucuruí; do presidente da Eletronorte, Josias Matos de Araújo, acompanhado dos engenheiros da empresa Wadyr Charone Jr. e Antonio Augusto Pardauil.
Homenagens – A noite foi de muitas homenagens e agradecimentos. Inicialmente, os alunos agradeceram à UFPA pela oportunidade proporcionada e também à Eletrobrás, que contribuiu para a criação das primeiras turmas de Engenharia em Tucuruí. Depois, vieram os agradecimentos aos amigos, mestres e familiares, que formavam juntos uma plateia cheia de orgulho. Os diretores das faculdades entregaram prêmios aos três melhores alunos de cada uma das turmas e deram dicas de como seguir na carreira daqui para frente. Ana Carolina Franco tirou conceito excelente em 100% das disciplinas de Engenharia Civil.
“Vemos, agora, a formação de pessoas que vão para o mundo com o desafio de exercer a profissão. A colação de grau é o primeiro passo da carreira. O dever maior é o de se transformarem em profissionais éticos e comprometidos com o ser humano e o meio ambiente”, disse a diretora do ITEC, professora Emília Tostes.
Evolução - O professor Antônio Malaquias Pereira agradeceu o entusiasmo de todos os que colaboraram para a transformação do Núcleo Universitário de Tucuruí (NUT) em campus, o que ocorreu no primeiro semestre de 2010, ainda que as duas primeiras turmas de Engenharias Elétrica e Civil estivessem funcionando no município desde 2005. Hoje, a UFPA, em Tucuruí, conta com um quadro profissional de 28 docentes efetivos e vários colaboradores, como os docentes do ITEC, que percorreram muita estrada durante os cinco anos de curso para dar aula no novo campus.
O prefeito Sancler Ferreira também demonstrou estar orgulhoso dos primeiros engenheiros formados no município e recordou que a vida de universitário não é fácil e que são muitos os obstáculos a serem vencidos até a conquista do primeiro emprego. A Eletrobrás/Eletronorte, no entanto, encurtou esse caminho para os 38 bacharéis recém-formados, garantindo emprego para todos na própria região. Segundo o patrono das turmas, José Antonio Muniz Lopes, a Amazônia tem o maior potencial hidrelétrico do país e é campo de trabalho para os formandos. “Eu comecei como empregado e hoje sou presidente da Eletrobrás, o que nos deixa perceber que uma geração constrói outra, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do País”.
Dever cumprido – Após terem vencido a batalha do vestibular, eles enfrentaram mais cinco anos de esforço para alcançar a etapa da formatura. Priscila Maciel Pimentel foi uma das melhores alunas do curso de Elétrica. “É uma luta do início ao fim, principalmente para alguém como eu, que vim da capital para cá, na esperança de realizar esse sonho tão esperado da profissão”, afirmou. Ednaldo da Silva e Silva também se formou em Elétrica. Ele saiu do município de Baião para estudar em Tucuruí. “Esse é um momento único para todos nós”, disse.
Saymon Carlos Pompeu Amorim, natural de Cametá, formou-se com a turma de Engenharia Civil. “Apesar das dificuldades, nós conseguimos conquistar o nosso objetivo”, destacou. Agora, as expectativas são maiores em relação ao mercado de trabalho. Patrícia de Jesus Souza, também de Civil, destacou a importância da profissão de engenheiro para a sociedade e disse que espera exercê-la com amor e dedicação. Daniela da Silva Lisboa, formanda de Elétrica, ressaltou que o convênio entre Eletrobrás/Eletronorte valoriza a Universidade e qualifica a mão de obra.
Dentro de aproximadamente dois anos, o Campus de Tucuruí vai formar também a primeira turma de Engenharia Mecânica.
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária