Workshop avalia os dez anos de trabalhos do Programa MADAM
As atividades do Programa MADAM (Manejo e Dinâmica em Áreas de Manguezais), em Bragança, terminam hoje, 16/09, com seu workshop internacional. Desde ontem, pesquisadores e outros envolvidos no programa se reúnem no hotel Beira Rio para fazer a avaliação final dos dez anos de atuação acadêmica nos mangues de Bragança.
O programa MADAM foi criado a partir de uma parceria entre o Núcleo de Meio Ambiente da UFPA e o Centro de Ecologia Marinha Tropical de Bremen, da Alemanha, com o objetivo de pesquisar as características físicas, ecológicas, econômicas e sociais dos manguezais paraenses.
Com o apoio Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério de Pesquisas e Educação (BMBF) da Alemanha, o intercâmbio de informações entre essas instituições já produziu muitas teses de doutorado e dissertações de mestrado.
Além do conhecimento produzido, a década de estudos no litoral paraense permitiu a formulação de recomendações para o manejo da zona costeira do Estado. O manguezal é um ecossistema rico, mas também é a fonte de renda para a população local que depende da extração de recursos como caranguejo, peixe e camarão.
O workshop conta com a presença de pesquisadores de ambos os países envolvidos, de consultores que devem observar os trabalhos apresentados, e ainda com representantes do CNPq, BMBF e das comunidades de moradores da região pesquisada. De acordo com os organizadores, o workshop pretende dar o retorno à sociedade dos anos de atuação no município de Bragança.
(texto Jones Santos)
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária