Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA e Sociedade Médico-cirúrgica do Pará discutem parceria

Representantes da Administração Superior da Universidade Federal do Pará (UFPA) visitaram, na manhã desta terça-feira, 31, o prédio da Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará (SMCP) e acenaram para futuras parcerias, que vão contribuir na formação dos alunos da Universidade. A SMCP ofereceu o espaço do Museu de Medicina para estágio nas áreas de Biblioteconomia, Museologia, Arquitetura, entre outras. Em contrapartida, a UFPA dará apoio à impressão do jornal da entidade.

 

Durante a visita ao prédio da SMCP, o reitor Carlos Maneschy, a pró-reitora de Ensino e Graduação, Marlene Freitas, o pró-reitor de Planejamento, Erick Pedreira; representantes do Instituto de Ciências da Saúde, do Instituto de Ciências Biológicas, dos Hospitais Universitários João de Barros Barreto e Bettina Ferro de Souza, entre outros, conheceram um pouco da história da Medicina no Pará.

 

Eles visitaram o museu da entidade, o qual foi tombado pelo patrimônio histórico, e onde estão catalogadas mais de 1.500 peças, divididas em 13 coleções, entre objetos, roupas, equipamentos e instrumentos de trabalho da área médica. “Hoje, com esta visita, estamos procurando implementar novos projetos que visam à integração da entidade ao meio acadêmico”, afirmou o presidente da SMCP, José Luiz Carvalho.

 

Em seguida, o reitor da UFPA recebeu homenagem dos representantes da Sociedade Médico-Cirúgica do Pará, com o diploma de reconhecimento pelo trabalho na área da medicina, com destaque para os investimentos em infraestrutura nos hospitais universitários.

 

O reitor observou, ainda, que está otimista quanto ao futuro da Faculdade de Medicina da UFPA. “Estamos tentando estabelecer relações, cooperações a fim de alterar o quadro atual em que a área de Medicina se encontra - que considero conjuntural e certamente iremos superar. Isso inclui não só a força da nossa rede interna, mas também uma rede externa que envolve todas as associações médicas e não médicas, porque a Medicina transcende os interesses das cooperações médicas, pois atinge a sociedade em geral”, pontuou Carlos Maneschy.

 

Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Alexandre Moraes

Publicado em: 31.08.2010 16:00