Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Casa Brasil-África está na Feira Pan-Amazônica do Livro

A Casa Brasil-África de Cooperação Internacional, pertencente à Universidade Federal do Pará (UFPA), inaugurou oficialmente, nesta terça-feira, 31, o estande na XIV Feira Pan-Amazônica do Livro. O maior evento local do mercado literário, este ano, homenageia a “África que fala Português”, representada pelos países de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. A inauguração do estande também contou com lançamento de livro e abertura de exposição.

 

De acordo com a assessora de Diversidade Étnico-Racial da Casa Brasil-África, professora Marilu Campelo, o estande dos países africanos é um espaço de referência para os visitantes do continente homenageado e o ambiente no evento que melhor representa a cultura do lugar. “Já recebemos visitantes da Angola, Moçambique, Congo e Cabo Verde”, conta. A assessora explica, ainda, que o contato intercultural desenvolvido no espaço sinaliza a afirmação de possíveis convênios entre a UFPA e as instituições da África para intercâmbio de pesquisas, profissionais e alunos.

 

A inauguração oficial do estande da Casa contou com o lançamento do livro de poesias O Vento Fede de Luz, do escritor africano Abreu Paxe. A publicação é da Associação dos Escritores Angolanos e é a segunda obra publicada pelo autor, que também já lançou A Chave no Repouso da Porta (2003), vencedor do Prêmio Literário António Jacinto.

 

Quem visitar o estande também poderá conferir exposições de livros de outros escritores africanos, além do acervo bibliográfico da Casa Brasil-África sobre temas africanos referentes aos países de Cabo Verde e Angola; estatuárias, adornos e quadros de artistas da Guiné-Bissau.

 

Danças, penteados e vestuário - Paralelamente, a Casa Brasil-África manterá uma programação de mesas-redondas, palestras e oficinas que prosseguem até o encerramento da Feira, no dia 5 de setembro. Cultura, tradição, diversidade, educação e racismo são alguns dos temas a serem discutidos em debates e conferências, conduzidos por pesquisadores da Casa, como a coordenadora Eleanor Palhano e professores convidados. As oficinas são sobre penteados africanos, danças de Cabo Verde e Guiné-Bissau, hip hop, vestuário e literatura africana de expressão portuguesa. Toda a programação é gratuita.

 

Serviço:

 

O Estande da Casa Brasil-África na XIV Feira Pan-Amazônica do Livro está localizado bem no centro do salão de exposições do Hangar - Centro de Convenções da Amazônia.

 

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 31.08.2010 19:00