Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Proad capacita servidores para agilizar processos administrativos

A Pró-Reitoria de Administração (Proad) da Universidade Federal do Pará está realizando treinamentos específicos para os servidores da Instituição com o objetivo de melhorar a utilização dos Sistemas de Informação de Materiais (SIMA), de Divulgação Eletrônica de Compras e Contrações (Sidec) e de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP).  A capacitação vem sendo realizada desde o mês de junho.

 

Até agora, 66 servidores de 36 unidades administrativas da UFPA, inclusive os campi do interior, já passaram pelos treinamentos. Com isso, espera-se reduzir erros em instruções de processos administrativos, como os de compras, licitações, pagamentos de serviços e passagens, ajuda de custo, entre outros.

 

Diárias e passagens - Ao mesmo tempo em que é feita a capacitação dos servidores, também acontece a implantação do SCDP nas unidades. O pró-reitor de Administração, Edson Ortiz, explica que, capacitados, os servidores poderão utilizar o sistema de forma mais ágil e, assim, terão condições de reduzir o tempo gasto em tramitação das solicitações de diárias e passagens, em razão das distâncias físicas entre a sede administrativa e as unidades fora de Belém.

 

Além disso, segundo o pró-reitor, toda a Universidade estará interligada, via sistema. O resultado, avalia Ortiz, é a transparência administrativa, a rapidez na tomada de decisões e o controle dos recursos financeiros.

 

Controle de materiais, compras e contratações – Em relação aos Sistemas de Informação de Materiais e de Divulgação Eletrônica de Compras e Contratações, a Proad está realizando treinamentos direcionados a dois servidores por unidade. Eles recebem orientações sobre rotinas e procedimentos, indispensáveis para a correta instrução de processos.

 

O SIMA e o Sidec gerenciam os processos de compra de materiais de expediente, periféricos de informática, materiais elétricos, de refrigeração e eletro-eletrônicos, mobiliário em geral, transferência de bens, controle de almoxarifado e patrimônio das unidades, entre outros.

 

Legislação - A utilização desses sistemas nos órgãos da administração pública federal é obrigatória e foi estabelecida por decretos. “Mas, a Reitoria já havia percebido a necessidade de tornar mais ágil o fluxo de procedimentos e também de reduzir, ao mínimo, as incorreções constatadas”, afirma o pró-reitor de Administração.

 

“Com esses treinamentos, a UFPA investe na eficiência administrativa das próprias unidades, oportuniza capacitação aos servidores, introduz modernizações aos procedimentos considerados obsoletos e confere transparência às ações”, conclui Edson Ortiz.

 

Texto: Edna Frazão – Assessoria de Comunicação da Proad

Publicado em: 02.09.2010 15:20