Projeto Entrelivros começa a funcionar nesta sexta-feira
Traga seu livro lido e troque por outro de forma inteiramente gratuita. Depois, traga-o de volta, alimentando e ampliando ainda mais este projeto de circulação e troca de livros, ideias e conhecimentos. Trata-se do “Entrelivros”, da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão/UFPA, por meio do qual as pessoas poderão trocar, entre si, livros que já leram e que ficarão disponíveis para o acesso de quem quiser ter o prazer de também mergulhar nesses irresistíveis mundos de saberes.
O projeto conta com a parceria da Biblioteca Central (BC), onde será criado um ponto fixo para a troca de livros, todas as sextas-feiras. As trocas iniciam-se já nesta sexta, 3, entre 14h e 18h. Segundo o diretor de Apoio à Cultura da UFPA, professor Celson Gomes, o Entrelivros terá base na BC, mas pretende se desdobrar com dinamicidade, marcando presença, por meio do trabalho de voluntários, em lugares, como paradas de ônibus, praças e espaços de lazer dentro da própria Universidade.
A Biblioteca da UFPA será responsável pela seleção do material que ficará disponível. A Unidade também doará livros para serem trocados, assim como a Editora da UFPA. Os primeiros exemplares que estarão à disposição serão, dentre outros, edições da antologia de poesias, contos e crônicas - selecionados pelo I Prêmio Proex de Literatura - e da Revista Cultural Tucunduba, ambas criadas pela Diretoria de Cultura da UFPA e recém-lançadas com o objetivo de difundir a produção da comunidade acadêmica.
Revista Tucunduba – A Revista Tucunduba já abriu inscrições para submissão de trabalhos, que deverão constar na segunda edição. O prazo iniciou-se no dia 26 de agosto e prossegue até 30 de setembro. A Revista faz parte do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e está disponível para acesso virtual (clique aqui). Dessa forma, todo o sistema de submissão e avaliação das propostas será feito on line.
Interessados em submeter trabalhos para a Revista devem acessar a página eletrônica e realizar um cadastro no sistema. A partir daí, segue-se um tutorial de cinco passos. As condições para a submissão também estão disponíveis no site. Todo o acompanhamento sobre a avaliação e a aceitação ou não do trabalho poderá ser feito por meio do sistema. Os autores que já tiveram trabalhos inscritos receberam, via e-mail, login e senha para acessarem o sistema. A resposta final sobre a publicação do trabalho será enviada da mesma forma, por e-mail.
Para o pró-reitor de Extensão da UFPA, Fernando Arthur Neves, a Revista Tucunduba privilegia um espaço de discussão específico e demonstra um compromisso explícito da Universidade com a publicação de trabalhos de experimentação na área de artes. Segundo o pró-reitor, o Sistema IBICT expande possibilidades de dinamismo e acesso de grande alcance ao conteúdo da Revista. “Ganhamos tecnologia e passamos a partilhar de um sistema de visibilidade nacional”, sintetiza. A expectativa é que a segunda edição tenha um formato bilíngue.
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária