Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Alunos e professores do Instituto de Ciências Exatas e Naturais comemoram trabalhos premiados

Professores e alunos do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, da Universidade Federal do Pará (ICEN/UFPA), comemoraram, nesta sexta-feira, 3, os trabalhos de iniciação científica e dissertações de mestrado premiados este ano em eventos científicos nacionais e até mesmo em eventos da iniciativa privada. A comemoração ocorreu no Laboratório de Avaliação e Medidas (LAM/ICEN), onde foi oferecido um café da manhã aos convidados.

 

Durante o encontro, o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, repassou à coordenação do Laboratório a estatueta ORM/ACP, prêmio entregue em julho deste ano a representantes da Administração Superior da Universidade, em cerimônia realizada pelo grupo empresarial. Para o reitor, a Universidade, mais uma vez, reforça o seu papel de contribuir para a formação de profissionais e cidadãos conscientes do trabalho que desenvolvem em prol da sociedade. “O Prêmio em si é uma sinalização clara de que aquilo que se faz na Universidade tem significância, não apenas interna, mas também externa,  naquilo a que a Instituição se propõe: apresentar soluções para os problemas da sociedade de uma maneira mais ampla.”

 

Inovação - Os alunos do ICEN/UFPA, que conquistaram o Prêmio ORM/ACP, concorreram com projetos da Embrapa e do Museu Paraense Emílio Goeldi. O prêmio conquistado foi na categoria inovação tecnológica, para a qual concorreu o projeto de tratamento de dados usados em aparelhos de ressonância magnética funcional, que permite mapear regiões ativas do cérebro, auxiliando os médicos em cirurgias para que outras regiões não sejam afetadas. O trabalho deu origem a quatro dissertações de mestrado. “Todo esse reconhecimento é resultado do esforço de vários institutos da Universidade, a partir da criação de projetos multidisciplinares que respondem às demandas sociais em áreas importantes, como a saúde e a educação”, enfatizou o professor do LAM, Héliton Tavares.

 

A estudante de Mestrado em Matemática Aplicada, Liliane Ribeiro, que faz parte do Grupo de Pesquisa do LAM, considera as premiações um incentivo ainda maior aos trabalhos dos alunos. “Estamos realmente muito felizes com todas as conquistas e com o crescimento geral do grupo”, declarou.

 

Ciência e ensino - O Laboratório de Avaliação e Medidas foi concebido, inicialmente, por professores da Faculdade de Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Matemática e Estatística. Posteriormente, o LAM começou a receber pesquisadores de outras unidades e, assim, passou a compor uma linha de atuação multidisciplinar,  formando alunos em nível de iniciação cientifica e de pós-graduação com este perfil, característica que já rendeu diversas conquistas.

 

Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Karol Khaled

Publicado em: 03.09.2010 16:20