Parque Tecnológico do Guamá recebe pesquisadores de fundações de todo o Brasil
Representantes de fundações estaduais de amparo à pesquisa dos Estados do Mato Grosso do Sul, Pará, Amazonas, Piauí, Sergipe, Espírito Santo e Paraná estiveram no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT-GUamá), em Belém, e conheceram as obras que estão em andamento em terrenos da Universidade Federal do Pará (UFPA). “Visitas como essa são importantes para que o PCT- Guamá possa buscar referências em outras fundações e parques tecnológicos que já existem pelo Brasil e, assim, possa funcionar sem atropelos,” avalia o diretor técnico da Fundação Guamá, Joaquim Beck, visto que o Parque é ainda jovem e começou a funcionar em abril deste ano. “A visita também é importante para firmarmos parcerias com outras fundações do País,” completa.
Obras - Os pesquisadores foram recebidos pelo diretor Joaquim Beck, na sexta-feira, 3, e foram levados para verem de perto as obras de construção dos prédios da Incubadora de Empresas do PCT; da sede da Fundação Guamá, responsável pela gestão do Parque; e dos Laboratórios de Alta Tensão e de Qualidade do Leite. Na área do Parque – cedida pela UFPA e com mais de 253 mil metros quadrados - já estão em funcionamento o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon) e a sede regional do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
No mês de agosto, foi aprovada também a construção do Instituto Tecnológico da Vale (ITV), que ficará em uma área entre a UFPA e a UFRA. O ITV tem como objetivo ajudar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região amazônica, assim como trabalhar com os projetos de mineração sustentável da empresa.
Fórum – Participaram da visita representantes da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), Fundação Araucária do Paraná e Fundações de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), Amazonas (Fapeam), Piauí (Fapepi) e Espírito Santo (Fapes).
Todos acompanhavam, na cidade, a realização do Fórum Nacional do Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que aconteceu em Belém - nos dias 2 e 3 de setembro - e aproveitaram o evento para conhecer o Parque Tecnológico paraense.
Texto e foto: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária