UFPA realiza mais um Círio de Nazaré
A comissão organizadora do Círio de Nazaré da Universidade Federal do Pará (UFPA) está fazendo os últimos ajustes para a realização do evento religioso, que acontecerá na próxima sexta-feira, 24, no Campus da UFPA, no bairro do Guamá, em Belém. Os preparativos para a segunda edição do Círio começaram há cerca de três meses, de acordo com Nádia Almeida, da Pró-Reitoria de Administração (Proad) da UFPA.
Muitas ações já foram executadas para o sucesso da solenidade eclesiástica. “O momento, agora, é de intensificar a divulgação para os servidores, alunos e professores da Universidade”, explica Nádia. “Já foram endereçados convites às autoridades e estão sendo providenciadas faixas e cartazes para que o Círio seja difundido amplamente na comunidade universitária”, afirma.
Programação - A procissão do dia 24 terá início no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), às 8h, e seguirá até o Espaço Recreativo do Vadião, no campus do Guamá, onde haverá uma Missa, às 9h, celebrada pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Após a solenidade religiosa, a peregrinação irá para o primeiro portão da Universidade, na Bernardo Sayão. Lá, acontecerão as últimas homenagens, com a despedida da padroeira e a queima de fogos.
O comparecimento do novo Arcebispo é uma das novidades do Minicírio da UFPA deste ano. Outra inovação é a presença da Imagem Peregrina, que não esteve na primeira edição, ocorrida em outubro do ano passado. Além disso, haverá uma série de novenas em várias unidades do Campus do Guamá, entre elas, na Reitoria, onde haverá a última, no dia 23 de setembro, véspera do Minicírio. Os momentos de oração servirão para reforçar o convite aos discentes e à comunidade da UFPA em geral. Confira aqui o calendário de novenas.
A organização do 2º Círio da UFPA é uma parceria entre servidores católicos do Hospital Bettina Ferro e a reitoria. O evento também conta com a colaboração de bolsistas do Centro de Eventos Benedito Nunes.
Por conta dos preparativos, da divulgação do evento e também das novidades da procissão, há uma grande expectativa quanto ao número de participantes, que os organizadores esperam ser superior à primeira edição. “Acredito que teremos um grande público participando da missa. A perspectiva é muito boa”, enfatiza Nazaré Moura, do protocolo do Hospital Bettina e uma das organizadoras do Círio.
A organização espera, especialmente, um número significativo de acadêmicos da Instituição. Para isso, o Grupo de Oração Universitário (GOU), composto por vários estudantes da UFPA, foi convidado para fazer a animação do Círio.
Serviço:
2º Círio da UFPA, dia 24 de setembro.
Percurso: Saída às 8 h do Hospital Bettina Ferro. Em seguida, a peregrinação vai
para o Vadião, onde acontecerá uma Missa celebrada pelo Arcebispo de Belém,
às 9 h. A romaria termina no 1º portão, com queima de fogos.
Texto: Paulo Henrique Gadelha – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária