Curso em Regência Coral e Orquestral promove recitais
Depois de uma semana de ensaios, aulas teóricas e práticas de música clássica do período barroco europeu, o 2º Curso de Capacitação em Regência Coral e Orquestral irá apresentar dois recitais com os participantes do curso. Os eventos acontecem nesta quinta-feira, 23, e sexta-feira, 24, no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), às 18h. Os recitais, bem como o curso têm como regente o professor francês Philippe Forget, que vem trabalhando técnicas de regência e canto com professores, alunos dos cursos de Música e ouvintes informais. A entrada será gratuita.
A promoção do evento é da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa), com apoio institucional da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), do Madrigal da Universidade do Estado do Pará (UEPA), por meio da sua Pró-Reitoria de Extensão, e do Curso de Licenciatura em Música da UEPA. Os alunos se apresentarão nos dois dias em conjunto com grupos, como o Madrigal da UEPA, sob a direção de Milton Monte; Quarteto de Cordas da UEPA, dirigido por Urubatan Castro; Camerata Vocal da Emufpa, também sob a direção de Milton Monte; e a Camerata Instrumental da Emufpa, regida por Paulo Keuffer.
Entrosamento - Organizado pelas universidades como uma forma de minimizar a falta de treinamento direcionado a regentes orquestrais na cidade, o curso foi realizado pela primeira vez em 2007, também ministrado por Philippe Forget. Para ele, o que ainda falta é um maior entrosamento entre as várias instituições que trabalham com música em Belém, como o Teatro da Paz, as universidades e os cursos técnicos.
“Estou convencido de que é necessário que elas se complementem, trabalhem juntas. Só assim os músicos que aqui são formados não vão precisar ir para tão longe para melhorarem. Precisa-se de mais projetos na área de música para os jovens, para os idosos, para os hospitais, para as penitenciárias, bem como os projetos com o exterior”, comenta Forget.
Entusiasmo - Já é a quarta vez que Philippe vem a Belém e o que ele notou de diferente, agora, foi o entusiasmo e a expectativa que os alunos tinham em relação ao curso; alunos com uma grande capacidade e vontade de aprender, algo que, neste momento, na Europa não está acontecendo. Lá, segundo o regente, o momento é de uma crise moral e espiritual dos jovens, em parte oriunda da crise econômica que também se abateu sobre o Velho Mundo. Apesar de todo o acúmulo cultural de lá, é no Brasil, um país muito jovem, que Phillippe se diz contente por encontrar nos jovens o entusiasmo que ele não encontra na Europa.
Para Thiago Costa, bacharel em Música, com habilitação em Canto Lírico, e aluno do curso, o evento está sendo muito importante, porque Philippe Forget é, além de um músico profissional, um pedagogo que usa técnicas muito simples e eficazes para ensinar, independente de haver na turma pessoas com mais ou menos conhecimento de Música. “Os recitais serão muito importantes, porque aprendemos o que é ser dinâmico e vamos colocar em prática o que estudamos no curso diante de uma plateia, de forma profissional”, afirma Thiago.
Serviço: Recitais do 2º Curso de Capacitação em Regência Coral e Orquestral, dias 23 e 24/09, no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), às 18h. Entrada franca.
Texto: Killzy Lucena – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária