Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Saúde do idoso é assunto de videocurso em Belém e no interior

A Rede Universitária de Telemedicina e Telessaúde (RUTE) do Hospital Universitário João de Barros Barreto realiza videocurso sobre Saúde do Idoso, nesta quarta-feira, 29.  O assistente social, professor Renato da Silva, e a psicóloga Hilma Khoury serão os instrutores das palestras, que acontecem das 9 às 11 horas, no Centro de Estudos do HUJBB.

 

A videoconferência, voltada para profissionais de saúde e estudantes de Belém e do interior do Estado, será transmitida aos Campi da UFPA em Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Marabá e Soure. A programação faz parte de uma série de videocursos que o Hospital realiza com o objetivo de dar formação continuada aos alunos e profissionais da área da saúde que atuam nos municípios paraenses.

 

A iniciativa de aprofundar o tema Saúde do Idoso foi estimulada pelo pouco que o assunto ainda é discutido, principalmente no que se refere ao bem-estar, à ênfase no envelhecimento saudável e ativo. É preciso atenção e respeito ao atendimento às pessoas que estão na melhor idade, afinal, é fato que a população está envelhecendo. Segundo o Ministério da Saúde, em 2050, já serão 63 milhões de idosos no Brasil.

 

Podemos tomar como exemplo a cidade do Rio de Janeiro, que apresenta perfil demográfico com 13% da população – aproximadamente 800.000 pessoas - possuindo 60 anos de idade ou mais. Para a médica Teresa Bordallo, coordenadora da RUTE/UFPA, esta parcela de habitantes do Brasil vem se tornando cada vez mais importante. “Não só porque vem crescendo quantitativamente, mas porque, em termos de qualidade, o cuidado e a organização da assistência à saúde da população idosa apresentam uma lógica com necessidades bem definidas”, explica.

 

A maior recorrência de problemas de saúde entre os idosos está em doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, neoplasias e expressiva ocorrência de acidentes por atropelamentos e quedas, levando a maiores períodos de internação. A médica Teresa Bordallo reforça que tais problemas merecem atenção, com acompanhamento de profissionais e, principalmente, da família. “Além da necessidade de cuidado fisioterápico, psicológico e da participação da assistência social, é fundamental o papel de familiares e cuidadores devidamente capacitados; possibilitando que os idosos passem por esta fase com qualidade e alegria de viver”, conclui Teresa.

 

Serviço:

 

Videoconferência “Saúde do Idoso”, nesta quarta-feira, dia 29 de setembro, às 9h, no Centro de Estudos do Hospital Universitário João de Barros Barreto.

 

Texto: Lilianne Villacorta - Assessoria de Comunicação do HUJBB

Publicado em: 29.09.2010 09:00