Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Candidatos ao governo do Estado apresentam propostas na UFPA

Às vésperas da eleição, estudantes, professores e técnico-administrativos da Universidade Federal do Pará (UFPA) puderam conhecer melhor as propostas dos candidatos ao governo do Estado, durante um debate promovido, nesta quarta-feira, 29, no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), pela Associação dos Docentes da UFPA (Adufpa) e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

 

Em um auditório lotado e majoritariamente composto pelo público jovem, os candidatos Cleber Rabelo (PSTU) e Fernando Carneiro (PSOL) apresentaram suas propostas e lamentaram a ausência das outras candidaturas que, segundo eles, faltaram a todos os debates promovidos nas universidades paraenses nesta campanha eleitoral. Apenas a assessoria da candidata Ana Júlia Carepa justificou a ausência, em virtude de compromissos assumidos anteriormente.

 

Sem o tradicional confronto candidato versus candidato, o debate foi composto por quatro blocos e priorizou o diálogo entre as candidaturas e o público presente. Durante o debate, os candidatos responderam a questionamentos sobre diversos temas, como saúde, meio ambiente, educação, segurança e juventude, definidos previamente em reunião com as assessorias no dia 22 de setembro.

 

A diretora da Adufpa, Valena Mesquita, afirmou que o debate promovido pelas entidades representativas da UFPA integra as ações do Sindicato em defesa do voto consciente. Valena destacou a necessidade da comunidade universitária combater a compra e venda de votos, ligando para o disque-denúncia do Comitê Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral, composto por organizações, como a CNBB, OAB, MPF, Adufpa e outros. No Pará, as denúncias podem ser feitas de forma sigilosa pelo número 0800 730 8666.

 

O coordenador-geral do DCE, Anderson Castro, avaliou o debate como positivo, pois fortaleceu a tradição democrática das universidades e o movimento em defesa de um voto consciente, além de ter contribuído para que a comunidade acadêmica pudesse definir melhor seu voto no dia 3 de outubro.

 

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações de Max Costa, assessor de Imprensa da Adufpa.

Publicado em: 30.09.2010 16:00