Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Grupo de Trabalho Linguagem e Interdisciplinaridade realiza minicursos

Mais um evento será realizado pelo Grupo de Trabalho Linguagem e Interdisciplinaridade, vinculado à Faculdade de Letras, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Serão dois minicursos que acontecerão, de 4 a 8 de outubro, no Auditório da Reitoria e no Laboratório de Informática do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA.

 

Voltados para a comunidade acadêmica, os minicursos serão ministrados pelos pesquisadores e doutores Rui Rothe-Neves, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que discorrerá sobre os programas estatísticos elaborados para pesquisas que envolvam o tratamento quantitativo de dados de fala, e a portuguesa Paula Morão, da Universidade de Lisboa, que abordará a cultura e a literatura portuguesa.

 

Na organização do evento, estão três dos sete professores do quadro fixo que compõe o Grupo de Trabalho Linguagem e Interdisciplinaridade: a doutora Camila do Valle, a doutora Regina Cruz e o doutor Fernando Gebra.

 

Programação – O minicurso a ser ministrado pelo pesquisador Rui Rothe-Neves, sob o título “Métodos de Pesquisa Experimental”, acontecerá nos cinco dias do evento. As oficinas têm o objetivo de possibilitar uma melhor apropriação sobre dados quantitativos da fala, a partir do uso de programas estatísticos criados  justamente para essa finalidade.

 

O outro minicurso, intitulado “A Representação Feminina na Poética Portuguesa Contemporânea”, ocorrerá nos dias 7 e 8 de outubro, das 18h30 às 21h30. Para essa discussão, a pesquisadora Paula Morão destacará a literatura de Sophia de Mello Breyner Andresen, uma das mais renomadas poetisas portuguesas do século XX, e também a obra de Ana Luísa Amaral, uma das sumidades da Literatura Contemporânea em Portugal.

 

Fernando Gebra ressalta a importância da participação da doutora Paula Morão. “É interessante destacar no projeto estético-ideológico destas escritoras a mudança de paradigmas advinda do que Stuart Hall costuma denominar "modernidade tardia", diz ele. A mulher, anteriormente vista como objeto de uma escritura, passa a ganhar maior visibilidade a partir da década de 1960, sobretudo depois dos movimentos feministas, passando a assumir o discurso sobre si mesma.”

 

Apoio - O ciclo de seminários tem o apoio da Universidade de Lisboa, da Universidade Federal de Minas Gerais, do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA, do Vice-Consulado de Portugal em Belém e da Fundação Calouste Gulbenkian, por meio da Cátedra Jorge de Sena, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Os minicursos são gratuitos e o público-alvo é formado por docentes e discentes (graduados e pós-graduados). As inscrições serão feitas por meio da internet. Acesse aqui.

 

Serviço:

 

Minicursos promovidos pelo Grupo de Trabalho Linguagem e

Interdisciplinaridade:

 

Métodos de Pesquisa Experimental. Palestrante: Doutor Rui Rothe-Neves, da

UFMG.

Período: de 4 a 8 de outubro.

 

A Representação Feminina na Poética Portuguesa Contemporânea. Palestrante: Doutora

Paula Morão, da Universidade de Lisboa.

Período: 7 e 8 de outubro, das 18h30 às 21h30

 

Confira aqui a programação completa.

 

Texto: Paulo Henrique Gadelha - Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 01.10.2010 17:00