Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA convoca professores secundaristas para habilitação no Parfor

A Universidade Federal do Pará convoca os professores da educação básica da rede pública que foram selecionados para o Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) a fazerem a habilitação na Instituição, nos cursos oferecidos para o segundo semestre de 2010. A habilitação (entrega de documentos) será realizada somente no período de 14 a 21 de outubro, nos campi da UFPA e nas Secretarias de Educação no interior do Estado.

 

Para o segundo semestre de 2010, o Parfor/UFPA oferece 890 vagas, em 23 turmas, divididas em oito licenciaturas: Educação Física, Pedagogia, História, Artes, Ciências Biológicas, Letras Língua- Portuguesa, Letras- Língua Inglesa e Sociologia. Sete turmas  previstas para este semestre não tiveram demanda suficiente para formar as turmas de 40 alunos nos municípios e tiveram que ser canceladas.

 

No total, contando as três etapas já realizadas do Parfor desde 2009, o Plano capacita mais de 4 mil professores, em 135 turmas nos municípios paraenses. A meta da UFPA é formar 25 mil docentes em 10 anos.

 

Parfor - É o resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação estaduais e municipais. “O Parfor tem o objetivo de formar professores que não têm formação adequada (seja ministrando aulas de disciplina diferente da sua formação ou mesmo não tendo o diploma de graduação)”, explica Márcio Nascimento, coordenador geral do Parfor na UFPA. O Plano oferece licenciaturas a professores da rede pública estadual e municipal de ensino, gratuitamente. Para participarem do Parfor, os professores devem estar em exercício da docência e dentro dos critérios para a seleção. Não há vestibular.

 

Para ministrarem as aulas a esses “professores-alunos”, as IPES convidam os professores universitários para irem até os municípios executar o Projeto Pedagógico criado para cada curso. Os cursos, em sua maioria, têm a duração de quatro anos e acontecem no período em que os professores estejam em recesso de suas atividades na escola (janeiro e julho). Ao final da graduação, os alunos receberão diploma de curso superior.

 

Confira aqui, os locais e datas para habilitação. 

 

Para conferir o listão com os nomes dos selecionados e para obter mais informações, acesse o site do Parfor.

 

Texto: Thais Rezende - Comunicação Plano Nacional de Formação de Professores/ UFPA

Publicado em: 04.10.2010 16:16