Reitoria itinerante quer que prefeitura de Marabá cumpra com o seu compromisso: asfaltamento e linha de ônibus ao campus

Nos dias 21 e 22 de setembro, o reitor Alex Fiúza de Mello e a equipe de pró-reitores da UFPA estiveram no Campus de Marabá, para uma série de reuniões com professores, funcionários técnico-administrativos, bolsistas, coordenadores de campi, vereadores e Companhia Vale do Rio Doce.
    Com mais de três mil estudantes, o campus de Marabá vem apresentando um crescimento muito acentuado. Na fase inicial, ofertou licenciaturas que contribuiram para a qualificação de docentes das redes estadual e municipal de ensino. A fase atual é de implantação de um grande pólo tecnológico mineral, em função, principalmente, de Marabá abrigar a maior província mineral do planeta. Cursos como Geologia, Engenharia de Minas e Meio Ambiente Engenharia de Materiais e Sistemas de Informação foram implantados no sentido de formar massa crítica e profissionais qualificados para os desafios do desenvolvimento da região.
    Segundo informou a pró-reitora de Administração Iracy (Bila) Gallo, nos últimos quatro anos, o orçamento do campus passou de R$ 109 mil para R$ 255 mil.  Além disso, o campus receberá recursos do MEC, dentro do programa de expansão das universidades para o interior. A UFPA está construindo mais um bloco de salas de aula e uma nova biblioteca no campus II, com apoio da Companhia Vale do Rio Doce. Outra boa notícia dada pela pró-reitora: até dezembro próximo, o campus estará conectado à internet por fibra ótica.
   O gerente geral de suporte à operação de cobre, Jareston Nunes, representou a CVRD na reunião com a Reitoria Itinerante da UFPA. Ele garantiu o apoio da companhia ao trabalho desenvolvido pela UFPA na região. Os vereadores marabaenses também estiveram presentes à reunião. Eles garantiram interceder junto à prefeitura de Marabá para que esta cumpra com o que havia se comprometido:  asfaltar a via de acesso e instalar uma linha de ônibus ao campus.
Publicado em: 23.09.2005 17:05