Meteorologia completa trinta anos com novo laboratório

O curso de Metorologia da UFPA  festejou seus trinta anos de criação  com  a inauguração do novo espaço  do Escritório da Estação Meteorológica e Laboratório de Climatologia ,  na torre do Centro de Geociências, no campus básico.
Instalado agora em um local mais amplo do que a sala do professor João Batista Miranda Ribeiro, onde funcionava desde abril deste ano, o Escritório da Estação Meteorológica permite a catalogação e o processamento dos dados climáticos (como temperatura, pressão e umidade do ar) coletados na estação instalada na área verde do Centro de Geociências.
A estação funcionou por dezoito anos no Campus III da UFPA, mas teve suas atividades suspensas em 2000, devido à falta de segurança. “Os nossos equipamentos eram saqueados e o laboratório estava sucateado”, afirmou a professora Isa Maria Oliveira de Sousa, chefe do departamento de Meteorologia, em seu discurso na cerimônia de inauguração do novo espaço de pesquisa.
 Em estilo informal, a inauguração do laboratório teve o  tradicional corte da fita simbólica na entrada do novo espaço. Estavam presentes à cerimônia cerca de trinta e cinco pessoas entre professores e alunos do curso. A solenidade contou ainda com a presença do diretor do centro de Geociências, professor José Geraldo das Virgens e do chefe do 2º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), José Raimundo Abreu de Sousa.
 A estação meteorológica da UFPA voltou a funcionar em abril depois de quase cinco anos parada. O reinício das atividades é devido, em grande parte, ao esforço do professor João Batista, que instalou o escritório da estação em sua própria sala. “Essas coisas a gente faz no impulso, ou não faz, ou faz devagar”, disse o professor em seu discurso.
A cooperação dos alunos também foi fundamental. Os dados climáticos são coletados quatro vezes ao dia (9, 12, 15 e 18h), todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Inicialmente trabalhavam apenas dois bolsistas, mas hoje cooperam voluntariamente outros alunos.
 O novo espaço do laboratório é mais um passo numa perspectiva de crescimento. No laboratório, há apenas dois computadores, enquanto que o ideal seria ao menos dez micros. Pretende-se também utilizar o programa Grads que é mais adequado que o Excel, o programa usado atualmente. Segundo um dos bolsistas da estação, Douglas Ferreira, do oitavo semestre, no futuro poderá se fazer a previsão do tempo na área em torno da Universidade.
A previsão do tempo não é a única tarefa dos meteorologistas, embora seja a mais conhecida. O estudo das alterações climáticas é útil para atividades como a agricultura e a pesquisa ambiental. Por isso, o laboratório vai criar uma página na internet para disponibilizar ao público interessado as informações coletadas na estação. Além disso, os dados obtidos na pesquisa meteorológica da UFPA vão ser compartilhados com o Inmet, que tem outras quatorze estações semelhantes no estado do Pará, promovendo uma maior integração entre a academia e a prática profissional.

(texto Jones Santos)

Publicado em: 26.09.2005 12:53