Capes aprova criação de 174 novos cursos de pós-graduação

O ministro da Educação, Fernando Hadad, anunciou que foram aprovadas 174 propostas de criação de novos cursos de pós-graduação no País, das quais 106 são de mestrado, 60 de doutorado e oito de mestrado profissional.  Responsável pela avaliação dos pedidos, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do   Ministério, rejeitou 249 propostas de abertura de novos cursos.  De acordo com anteprojeto de reforma universitária do MEC, as universidades são obrigadas a oferecer três cursos de mestrado e um de doutorado. No País, são 3.150 cursos de pós graduação.
   Professores contratados - A Capes recebeu 502 projetos de novos cursos, mas só foram avaliados 423 do total. Há 79 propostas pendentes de análise. Segundo o presidente da Capes, Jorge Guimarães, com a decisão de recomendar a criação dos novos cursos mais de 1,5 mil pesquisadores deverão ser contratados pelas instituições. De acordo com ele, há no País 360 mil professores no ensino superior, sendo que 32 mil são da área de pós graduação.  As 174 propostas apresentadas à Capes são de 103 instituições, das quais 56 não têm cursos de pós ou possuem pequena participação na área de pesquisa. Uma das 103 instituições é do Amapá, único Estado que não tinha curso de pós-graduação. A Capes recomendou a abertura de um curso de mestrado no Estado.  A fase de apresentação de novos cursos começou em maio e já foi encerrada. Agora, o MEC só abrirá prazo de inscrição de cursos de abertura de mestrado profissional.

Publicado em: 27.09.2005 14:36