Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Professor da Espanha ministra curso na UFPA

A Universidade Federal do Pará recebe, esta semana, a visita do professor da Universidade Complutense de Madri – Espanha, José Maria Ruiz Ruiz, atuante na área de Educação. A visita tem o objetivo de realizar um primeiro contato para uma possível parceria entre as duas instituições. Além disso, o professor aproveita a oportunidade para ministrar um curso para docentes sobre “Estratégias Metodológicas para o Desenvolvimento de Competências Profissionais" , na UFPA.

 

Na manhã desta quarta-feira, 20, o reitor da Universidade, professor Carlos Maneschy, recebeu o professor Ruiz Ruiz em audiência. O encontro serviu para que ambos conversassem sobre os benefícios de uma parceria entre as instituições. A ideia é que um convênio a ser formalizado possa garantir o intercâmbio de professores, pesquisadores e alunos entre a UFPA e a Universidade de Madri. Na volta para a Espanha, Ruiz Ruiz leva consigo uma carta de intenções, elaborada a partir da reunião com o reitor da Federal Paraense.

 

Curso - Desde o dia 18 até o próximo dia 22 de outubro, o professor madrileno ministra, na sala de defesa do Instituto de Ciências da Educação da UFPA – ICED, um curso sobre “Estratégias Metodológicas para o Desenvolvimento de Competências Profissionais”, o qual oferece uma visão diferenciada acerca dos processos para montagem de currículos programáticos e aplicação de avaliações.

 

De acordo com a professora Rita de Cássia Paiva, efetiva da Faculdade de Língua Espanhola da UFPA, participante e tradutora do curso ministrado por Ruiz Ruiz, o objetivo é chamar a atenção de professores para uma mudança de paradigma, no que consiste no entendimento de que os alunos não têm apenas um lado cognitivo para ser desenvolvido, mas também potencialidades comunicativas, afetivas e sociais, que devem ser levadas em conta nos processos de ensino/aprendizagem. “Compreender isso é assimilar a importância de uma educação que se proponha libertária, constitutiva e formadora”, sintetiza Cássia.

 

A iniciativa em trazer o professor da Espanha a Belém foi do pró-reitor de Relações Internacionais da UFPA, professor Flávio Nassar. Um dos objetivos da Prointer é justamente ressaltar a importância da troca de experiências com instituições, como a Universidade Complutense de Madrid, que tem quase 800 anos de história. A instituição originou-se a partir da Universidade de Alcalá, em Alcalá de Henares, fundada pelo cardeal Gonzalo Jiménez de Cisneros, e é uma importante universidade da Espanha, atualmente, com mais de 98 mil alunos.

 

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Alexandre Moraes

Publicado em: 20.10.2010 18:13