Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Bettina Ferro comemora 17 anos com doações de sangue e medula óssea

A solidariedade e o amor pela vida fizeram parte da comemoração dos 17 anos de existência do Hospital Bettina.O HUBFS, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa), promoveu campanha de doação de sangue e medula óssea nesta quarta-feira, 20.  A organização do evento foi feita pela Divisão de Gestão de Pessoas do Bettina e a doação ocorreu na Unidade Móvel de Coleta de Sangue do Hemopa, em frente ao Hospital, no Campus da UFPA.

 

A assistente social Cristina Santos, do Hemopa, afirma que a ação fez parte do calendário de atividades da instituição e busca aproximar os serviços da comunidade, além de somar unidades de bolsas de sangue ao estoque de doadores que vão ao Hemopa. Em função da capacidade de atendimento da Unidade Móvel, que tinha quatro cadeiras coletoras, a meta era coletar 80 bolsas de sangue.

 

Durante a ação, que contou com a atuação de 15 profissionais de saúde, qualquer pessoa pôde doar sangue, de acordo com critérios básicos exigidos: ter idade entre 18 e 65 anos, peso superior a 50 quilos, estar bem de saúde e portar documento de identidade oficial.

 

O procedimento para a pessoa se candidatar à doação envolveu, ainda, a realização do cadastro e avaliação clínica feita por um profissional habilitado, o qual, no mesmo momento, informava ao candidato se ele poderia ou não doar sangue.Os exames feitos para se obter o resultado eram hemoglobina, pressão, peso e altura.

 

A estudante do curso de Engenharia de Alimentos da UFPA, Jézica Silva,  23 anos, doou sangue pela primeira vez. “Sempre quis ser doadora, mas ainda não tinha o peso mínimo exigido e agora consegui. Acho importante doar, porque isso pode ajudar a salvar vidas”, disse a estudante.

 

Texto e fotos: Cleide Magalhães – Assessoria de Comunicação/HUBFS.

Publicado em: 21.10.2010 15:59