Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Começa o 21º Seminário de Iniciação Científica da UFPA

O 21º Seminário de Iniciação Científica foi aberto nesta quarta-feira, 20, na Universidade Federal do Pará. O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da UFPA. Ao longo dos próximos nove dias, serão apresentados 696 trabalhos de pesquisa, desenvolvidos por alunos de graduação da Universidade. A cerimônia de abertura aconteceu no auditório do Centro de Convenções Benedito Nunes, no Campus do Guamá, em Belém.

 

A abertura contou com as presenças do reitor da UFPA, Carlos Maneschy; o vice-reitor da Universidade, professor Horácio Schneider; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Zagury Tourinho; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Marlene de Freitas; o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará, Ubiratan Holanda Bezerra; o representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Osvaldir Pereira Taranto; e o diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professor Antônio Vallinoto.

 

A conferência de abertura foi proferida pelo professor Horácio Schneider, que falou sobre a “Evolução: teoria e fatos.”

 

Durante a abertura, o pró-reitor Emmanuel Tourinho ressaltou que o sucesso do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é resultado do trabalho e da união de todos: da Propesp, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o que tem sido de vital importância para a evolução do Programa. O professor Emmanuel Tourinho destacou as vantagens de um aluno de graduação desenvolver um projeto de Iniciação Científica. “O Programa vale tanto pelo conhecimento gerado, quanto pelas dúvidas, pelo estímulo que esses alunos estão recebendo para questionar. É assim que eles se tornarão grandes pesquisadores.”

 

 

O reitor da UFPA destacou a importância de estimular os questionamentos nos estudantes, além de ressaltar o papel da universidade na formação deles: “A universidade cultua o valor e as características globais da ciência, sem negar a indispensabilidade da sua aplicação no espaço local onde é desenvolvida", afirmou Carlos Maneschy.

 

 

 

Prêmio Nacional – Durante a cerimônia, foi entregue o prêmio para a estudante do curso de Biomedicina, Raquel Raick Pereira da Silva. A aluna, sob a orientação da professora Edilene Oliveira da Silva, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFPA), conquistou o 8º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, promovido pelo CNPq.

 

 

A pesquisa realizada pela bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) aponta o extrato de uma planta encontrada na Amazônia (pertencente à espécie Physalis Angulata) como inibidor da ação do parasita causador da Leishmaniose (Leishmania Amazonensis). A doença provoca lesões na pele e o tratamento é extremamente tóxico, de modo que a descoberta da eficácia de uma planta, um elemento natural, para a reversão dos sintomas tornaria o processo de cura menos traumático. A intenção é que as pesquisas possibilitem a obtenção de um medicamento fitoterápico.

 

Mais Bolsas - Para o período 2010-2011, a PROPESP já distribuiu mais de 800 bolsas no Programa de Iniciação Científica. As bolsas são concedidas pelo CNPq, pela Fapespa e pela UFPA e têm duração de um ano. Participam do Programa docentes e discentes de todas as áreas de conhecimento com as quais a UFPA mantém atividades de pesquisa e de ensino de graduação.

 

Outra prática que vem sendo incentivada pela Propesp com os docentes e alunos bolsistas é a produção de artigos científicos ao final do trabalho, no lugar dos tradicionais relatórios. De acordo com o pró-reitor Emmanuel Tourinho, “no lugar de apresentar um documento para cumprir uma obrigação formal, queremos estimular o aluno a produzir artigos científicos e a publicá-los em revistas de boa qualidade”, disse.

 

Leia mais: Pesquisa de Iniciação Científica da UFPA recebe prêmio nacional

 

Serviço:

21º Seminário de Iniciação Científica da UFPA

Data: 20 a 29 de outubro de 2010

Para outras informações e programação completa, clique aqui.

 

Texto: Yuri Rebêlo - Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Alexandre Moraes

Publicado em: 22.10.2010 17:00