Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

21º Seminário de Iniciação Científica segue até sexta-feira na UFPA

O 21º Seminário de Iniciação Científica, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Pará (PROPESP/UFPA), segue até a próxima sexta-feira, 29. Estão sendo apresentados 696 trabalhos de pesquisa de alunos de graduação.

 

Os trabalhos dos alunos serão avaliados por pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de outras universidades brasileiras. O resultado da avaliação será importante também para a concessão de bolsas no próximo ano. “Antes, o professor que se candidatava a uma bolsa era avaliado apenas com base no seu Curriculum Vitae; agora, levaremos em conta também a qualidade dos trabalhos apresentados por seus alunos no Seminário”, explica o diretor de Pesquisa, Antônio Vallinoto.

 

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Emmanuel Zagury Tourinho, a UFPA aumentou, no último ano, o número de Bolsas de Iniciação Científica e vem criando condições para o avanço da qualidade da pesquisa desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). “Nossos objetivos são: primeiro, dar oportunidade a um número maior de alunos de graduação. Segundo, dar aos professores que estão na atividade de pesquisa e pós-graduação melhores condições para formar seus grupos de pesquisa. E terceiro, incrementar qualitativamente a formação em pesquisa na UFPA”, afirmou.

 

Para o período 2010-2011, a PROPESP já distribuiu mais de 800 bolsas no Programa de Iniciação Científica. As bolsas são concedidas pelo CNPq, pela Fapespa e pela UFPA e têm duração de um ano. Participam do Programa docentes e discentes de todas as áreas de conhecimento com as quais a UFPA mantém atividades de pesquisa e de ensino de graduação.

 

Outra prática que vem sendo incentivada pela PROPESP com os docentes e alunos bolsistas é a produção de artigos científicos ao final do trabalho, no lugar dos tradicionais relatórios. De acordo com o pró-reitor Emmanuel Tourinho, “no lugar de apresentar um documento para cumprir uma obrigação formal, queremos estimular o aluno a produzir artigos científicos e a publicá-los em revistas de boa qualidade”, disse.

 

Destaque – Durante a cerimônia de abertura do Seminário, houve a premiação de trabalhos científicos realizados no período de agosto de 2009 a julho de 2010. Confira aqui os alunos indicados ao Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica – 2010, pelo Comitê Assessor de Pesquisa da UFPA.

 

Prêmio Nacional – O Trabalho de Iniciação Científica da estudante do curso de Biomedicina, Raquel Raick Pereira da Silva, também obteve reconhecimento nacional. A aluna, sob a orientação da professora Edilene Oliveira da Silva, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFPA), conquistou o 8º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, promovido pelo CNPq.

 

A pesquisa realizada pela estudante, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), aponta o extrato de uma planta encontrada na Amazônia (pertencente à espécie Physalis Angulata) como inibidor da ação do parasita causador da Leishmaniose (Leishmania Amazonensis). A doença provoca lesões na pele e o tratamento é extremamente tóxico, de modo que a descoberta da eficácia de uma planta, um elemento natural, para a reversão dos sintomas tornaria o processo de cura menos traumático. A intenção é que as pesquisas possibilitem a futura confecção de um medicamento manipulado.

 

Leia mais: Pesquisa de Iniciação Científica da UFPA recebe prêmio nacional

 

Serviço:

 

21º Seminário de Iniciação Científica da UFPA

Data: 20 a 29 de outubro de 2010

Local: Auditório do Centro de Convenções Benedito Nunes, campus da UFPA, Guamá,

Belém.

 

Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 26.10.2010 08:55