Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA e FNDE capacitam coordenadores e técnicos de cinco Estados

 A Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) capacitarão equipes para realizar os Planos de Ações Articuladas (PAR) dos municípios dos Estados do Tocantins, Amapá, Roraima, Pará e Maranhão. A ação será realizada nesta quarta-feira, 27, e na quinta-feira, 28. Um grupo de docentes e técnicos da UFPA, a convite do FNDE, será responsável pela formação, que tem em vista o monitoramento das metas e acompanhamento das ações estabelecidas para melhorar a educação nesses Estados.

 

A Rede PAR Amazônia compreende cinco dos nove Estados da Amazônia Legal. Segundo o coordenador, Alberto Damasceno, a etapa de monitoramento é importante para que, ao mesmo tempo em que as ações previstas são executadas, os municípios possam identificar os entraves que as impedem de ocorrer como o planejado, adotando medidas corretivas.

 

A Professora Emina Santos, que também coordena a Rede PAR Amazônia, explica que os municípios que não fizerem o monitoramento ficam impedidos de revisar o PAR e, também, de fazer novas propostas ao MEC ou ao FNDE.

 

O monitoramento das metas é feito por meio do Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec), ferramenta que permite ao MEC fazer os planejamentos para a educação. A entrada no sistema é de responsabilidade do secretário municipal de Educação.

 

Desde 2007, a partir do lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), a elaboração do Plano de Ações Articuladas é uma condição para que os municípios, os Estados e o Distrito Federal recebam recursos e assistência técnica do MEC e do FNDE. O PAR é o suporte por meio do qual se realiza o planejamento das políticas educacionais para um período de quatro anos (2008-2011).

 

Serviço: I Encontro de Formação de Coordenadores do PAR Amazônia, dias 27 e 28 de outubro, no Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, sala FP 02, Campus 2. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (91) 3201 8728.

 

Texto: Aretha Souza - Assessoria de Comunicação - Grupo de Estudos em Educação em Direitos Humanos - GEEDH / UFPA

Publicado em: 26.10.2010 15:51