UFOPA realiza simpósio para debater diretrizes para educação infantil na região
O Instituto de Ciências da Educação (ICED), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Semed) e o Sindicato dos Profissionais de Educação de Santarém (Sinprosan), realizou no auditório da Universidade Estadual do Pará (UEPA), em Santarém (PA), o “2.º Simpósio de Política de Gestão da Educação Infantil”, o qual reuniu cerca de 300 profissionais que atuam na área, na região oeste do Pará. “O objetivo foi debater uma política de educação infantil que atendesse às demandas regionais”, afirmou a coordenadora do evento e diretora do ICED, professora Fátima Lima.
O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Rodrigo Ramalho, na ocasião, representante do reitor da UFOPA, professor José Seixas Lourenço, ressaltou o papel da Universidade como um vetor de desenvolvimento regional. “Entre os desafios da UFOPA, ressaltamos a construção de um sistema de educação na Pan-Amazônia”. Ele falou, ainda, da educação como pré-requisito para a cidadania. “A construção de uma sociedade melhor passa pela qualidade da educação.”
Destinado a estudantes e profissionais da educação, o evento contou com a presença de profissionais renomados regional e nacionalmente. A conferência de abertura foi proferida pela professora Ana Tancredi (ICED/UFPA) e abordou os desafios da educação infantil na Amazônia. “Temos que tratar os nossos alunos com muito carinho, acima de tudo. Afinal, esses primeiros passos vão determinar a história de vida deles”, afirmou Ana Tancredi.
A outra palestrante do primeiro dia foi a professora Ana Lúcia Goulart de Farias, da Unicamp, a qual falou sobre a importância do brincar na educação infantil.
Realidade - A Prefeitura Municipal de Santarém mantém, atualmente, cerca de sete mil alunos, com idades entre 0 e 5 anos, em creches municipais ou em unidades instaladas dentro de escolas de ensino fundamental. A nova estrutura curricular da UFOPA prevê cursos específicos para profissionais que pretendem atuar na educação infantil: Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Educação, com formação específica em Educação Infantil - Primeiros Anos; Educação Especial e Gestão; e Coordenação Pedagógica.
O evento encerrou-se nesta quarta-feira, dia 27, quando foi realizada a Mesa-Redonda “A formação do profissional da Educação Infantil: realidades e perspectivas”, com a participação das professoras Ana Maria Tancredi (UFOPA) e Márcia Stemmer (Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC), que também apresentou a Conferência “Educação Infantil: desafios do século XXI”.
Texto: Lenne Santos - Assessoria de Comunicação/UFOPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária