Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Pré-inscrições ao Parfor 2011/1 começam na sexta-feira

Estarão abertas, de 5 a 30 de novembro, as pré-inscrições para participar do Plano Nacional de Formação Docente (Parfor) 2011/1, cujo objetivo é formar mais de 40 mil docentes em todo o Estado. A pré-inscrição na Plataforma Freire (freire.mec.gov.br) é necessária para a escolha do curso que o professor deseja estudar. Depois dessa fase, há a validação/homologação da inscrição pelas secretarias municipais. A última etapa é o processo de composição de turmas pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) e Seduc.

 

O Plano oferece licenciaturas a professores das redes públicas estadual e municipal de ensino, gratuitamente. Para participar do Parfor, os professores devem estar em exercício da docência e dentro dos critérios para seleção. Não há Vestibular. Em 2011, o Parfor estará com 47 novas turmas na modalidade presencial e 20 turmas a distância (modalidade nova), em polos que abrangem professores de todos os municípios paraenses.

 

Para ministrar as aulas a esses “professores-alunos”, as IPES convidam os professores universitários para irem até os municípios executar o Projeto Pedagógico criado para cada curso. A maioria tem a duração de quatro anos e acontece no período em que os professores estão em recesso de suas atividades na escola (janeiro, julho). Ao final da graduação, os alunos receberão diploma de curso superior.

 

Sobre o Parfor - É o resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios. “O Parfor tem a missaõ de formar professores que não têm formação adequada (ministrando aulas de disciplina diferente da de sua formação ou mesmo não tendo o diploma de graduação)”, explica Márcio Nascimento, coordenador geral do Parfor na Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

O Parfor/ UFPA iniciou no segundo semestre de 2009 com 14 turmas. Até o final de 2010, atuará presencialmente em 36 municípios, com 134 turmas e cerca de 4 mil professores dos 143 municípios paraenses. A Instituição é responsável pela formação de 65% dos docentes no Plano, tendo como meta beneficiar com a formação superior aproximadamente 25 mil professores no Pará , nos próximos 10 anos.

 

A UFPA oferece 18 cursos no Parfor: Arte/Teatro, Arte/Dança, Artes Visuais, Arte/Música, Ciências Naturais, Biologia, Educação Física, Espanhol, Física, Filosofia, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia.

 

Confira aqui o cronograma de inscrições no Parfor / UFPA.

 

Mais informações: www.ufpa.br/parfor

 

Texto : Thais Rezende - Comunicação Plano Nacional de Formação de Professores/ UFPA

Publicado em: 03.11.2010 16:00