Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Candidatos do Enem fazem prova neste final de semana

Neste sábado, 6, e no domingo, 7, serão aplicadas as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) em todo o país. A Universidade Federal do Pará (UFPA) é uma das instituições que adotou o Exame, de modo que as notas dessa prova farão parte da primeira fase do Processo Seletivo 2011 da UFPA.

 

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no Pará, estão inscritos no ENEM 164.728 pessoas, que farão as provas em 77 municípios. O candidato terá que responder a um total de 180 questões objetivas, 90 cada dia, mais a redação, correspondendo a 50% de peso na seleção da Universidade. Somente os inscritos no ENEM poderão fazer a prova da UFPA.

 

A coordenadora do Exame em Belém, Sônia Tavares Tomé, informou que cerca de 80 mil candidatos estão lotados em 64 escolas da capital onde acontecerão as provas. A Universidade será um dos locais de aplicação do Exame, com 3.450 candidatos, distribuídos em 115 salas. Os portões estarão abertos a partir das 12 horas (horário de Brasília), fechando às 12h55, com início das provas às 13 horas (horário de Brasília). Vale ressaltar que, em Belém, como não há horário de verão, a prova se iniciará às 12h, com abertura dos portões às 11h e fechamento às 11h55.

 

Dezembro - A segunda fase do Processo Seletivo 2011 da UFPA corresponde a uma prova objetiva contendo 55 questões de múltipla escolha, de 11 disciplinas do ensino médio, com cinco questões cada. A prova será aplicada no dia 19 de dezembro, das 8h às 12h, em 30 municípios paraenses. Pela primeira vez, o Processo será realizado em São Geraldo do Araguaia, Portel, Novo Progresso, Senador José Porfírio, Santa Izabel e Conceição do Araguaia.

 

Inscritos – O Centro de Processos Seletivos (CEPS/UFPA) divulgou, nesta quarta-feira, 3, o número parcial de candidatos inscritos no PS 2011 da Universidade. Já foram computados 54.554 inscrições e até a próxima semana, após conferência de sua base de dados com a base de dados do INEP, o CEPS deverá informar o balanço final do número de inscritos, bem como a concorrência candidato/vaga por curso.

 

No PS 2011, a UFPA oferta 6.134 vagas, sendo 3.602 para a capital e 2.532 para o interior do Estado, divididas em 146 cursos no Pará, sendo 77 em Belém. Das vagas no interior, 336 são de cursos intensivos (os antigos intervalares). Do total de vagas ofertadas, 50% serão destinadas a candidatos cotistas, ou seja, alunos oriundos de escolas públicas. Para cada curso ofertado, serão acrescidas duas vagas para candidatos indígenas e uma vaga para pessoa com deficiência. Caso não sejam ocupadas, tais vagas serão extintas.

 

Os cursos novos do PS 2011 são Bacharelado em Terapia Ocupacional, com 30 vagas ofertadas no Campus de Belém, e o de Licenciatura em Letras LIBRAS-Língua Portuguesa, no Campus de Soure. As graduações foram criadas com recursos do Programa de Reestruturação das Universidades Federais (Reuni/Ministério da Educação).


Exame de Habilidades - Os candidatos aos Cursos de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança serão submetidos, preliminarmente, ao Exame de Habilidades, que será realizado no dia 21 de novembro de 2010.

 

Eliminação - Estará automaticamente eliminado do PS/UFPA 2011 o candidato que não houver se submetido à prova do Enem/2010; obtiver nota zero em uma das quatro áreas do Enem/2010; obtiver nota inferior a quatro na prova de Redação, considerando-se uma escala de zero a dez; não comparecer à 2ª Fase do PS/UFPA 2011; obtiver nota bruta inferior a 30% de acerto do número total de questões da prova objetiva da 2ª fase; apresentar-se à prova da 2ª fase com atraso ou sem a documentação exigida; obtiver nota bruta igual a zero em três disciplinas da prova da 2ª fase.

 

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 05.11.2010 11:15