Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Pesquisadora da UFPA recebe Prêmio Scopus Brasil 2010

A pesquisadora Maria Paula Cruz Schneider, professora do  Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi uma das  vencedoras do Prêmio Scopus Brasil 2010. Este ano, a premiação homenageará as mulheres cientistas que contribuem para o desenvolvimento do país. O Scopus Brasil é uma realização da Editora Elsevier, com o  apoio da Coordenação de  Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. A  cerimônia de entrega será realizada no dia 10 de novembro, às19h, em Brasília.

 

As vencedoras do Prêmio foram selecionadas de acordo com sua produção científica, traduzida pelo número de artigos publicados e indexados na base SciVerse Scopus, pelo número de citações feitas por outros pesquisadores, pelo índice h – que analisa o impacto de cientistas baseando-se nos seus artigos mais citados –, e pelo número de orientados de cada  pesquisadora, de acordo com o Currículo Lattes.

 

Histórico de sucesso - A doutora Maria Paula é professora associada, chefe do  Laboratório de Polimorfismo de DNA e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UFPA. Desde 1992, sob sua liderança, foi estabelecida na UFPA uma plataforma que permite a  investigação de genomas, transcriptomas e proteomas  celulares. O grupo, tradicionalmente, atua na área da genética animal e, mais recentemente, realiza análise genômica no contexto ambiental , visando contribuir para o conhecimento e o uso da microbiodiversidade amazônica.

 

O Prêmio Scopus acontece também em outros países da  América Latina, como forma de  homenagear representantes das  diversas comunidades científicas.

 

Texto: Divulgação /Prêmio Scopus 2010.

Publicado em: 05.11.2010 16:00