Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Metrobel: fibra ótica em instalação nos postes do campus da UFPA

Com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia, a Rede Metropolitana de Belém começa a se tornar realidade. No Campus da UFPA, operários estão realizando a instalação dos cabos de fibra    ótica nos postes de iluminação elétrica. O trabalho começou pelo Campus II e atingiu os postes do Campus I.
   O Campus do Guamá é o ponto de partida do cabeamento ótico que se estenderá por um anel de trinta quilômetros em Belém e por mais dez quilômetros em Ananindeua. A fibra ótica vai substituir as fibras telefônicas atuais e fará a velocidade de conexão na internet passar de 34 megabits por segundo para 2,5 gigabits por segundo.
Doze instituições localizadas em Belém e em Ananindeua serão beneficiadas por meio da fibra ótica. Além da UFPA, serão beneficiadas o Museu Goeldi, a UFRA, o CEFET, a Embrapa, o Evandro Chagas, a UEPA, a CPRM, o Centro Nacional de Primatas, a Unama, a Cesupa e o Iesam.
   Além da implantação de infra-estrutura de rede de alta capacidade, a Metrobel vai tornar mais fácil acessar serviços como bibliotecas digitais, portais de conhecimento e repositórios de dados públicos. Outra vantagem da Rede será facilitar o desenvolvimento de pesquisas de aplicação avançada via videoconferência, ensino a distância, voz sobre IP e telemedicina. A Metrobel vai também reduzir custos com serviços de telecomunicações.
Publicado em: 29.09.2005 15:32