Marlene Freitas recebe homenagem da Comunidade Universitária ao se despedir da Vice-Reitoria

Em clima de informalidade, descontração e de muita emoção, a professora Marlene Rodrigues Medeiros de Freitas se despediu da Vice-Reitoria da UFPA, ao abreviar seu mandato, que se estenderia até dezembro, para que ocorra coincidência de mandatos de reitor e vice-reitor na próxima administração. “Temos que saber dar conta do nosso tempo”, afirmou a professora em seu discurso de despedida.
    Nascida em Marabá, Marlene Freitas teve que sair de sua cidade natal para cursar Direito na UFPA. Para evitar o êxodo dos estudantes do interior para a capital, Marlene Freitas empenhou grande parte de seus esforços na consolidação da presença da UFPA no interior do Estado. Durante a homenagem que recebeu da Comunidade Universitária, na sala dos Conselhos Deliberativos, a professora lançou o livro “Universidade Multicampi – conhecimento e desenvolvimento em favor do Estado do Pará” que registra o processo de interiorização da UFPA, desde as suas origens, na década de 70, até as ações mais recentes dentro do modelo Universidade Multicampi.
    Durante a cerimônia, vários professores, diretores de centro e funcionários prestaram homenagens à professora. Foram unânimes em elogiá-la como pessoa, pela maneira fraternal como se relaciona com todos, e também pela competência e serenidade profissional no desempenho das funções acadêmicas e administrativas exercidas na UFPA.
O reitor Alex Fiúza de Mello entregou à vice-reitora do seu primeiro mandato uma placa de agradecimento. Emocionado, disse que Marlene Freitas é um símbolo da universidade por sua dedicação à academia.
    A cerimônia contou ainda com uma apresentação Escola de Música da UFPA que entoou uma ária em homenagem à professora. Marlene Freitas foi a última a discursar.  Agradecendo a todos que, de alguma forma, contribuíram para o êxito do seu trabalho, a professora afirmou que se sentia muito feliz pelo trabalho que desenvolveu. “Combati o bom combate”, disse. Ao se despedir do cargo, recebeu os aplausos sinceros de quem a conhece como pessoa e como acadêmica empenhada no combate aos problemas da Amazônia.
    Marlene Rodrigues Medeiros de Freitas é paraense, de Marabá. Advogada, mestre e doutorando em Direito, exerceu vários cargos administrativos e acadêmicos na UFPA, entre os quais os de coordenadora de curso, diretora do Centro de Ciências Jurídicas, presidente da Comissão de Legislação e Normas do Conselho Universitário, presidente da Comissão Permanente de Vestibular, pró-reitora de Ensino e vice-reitora da UFPA.
Entre as atividades que densenvolveu na administração do reitor Alex Fiúza de Mello, foi coordenadora do projeto Universidade Multicampi, de 2001 a 2005. (Texto Jones Santos/Walter Pinto)
Publicado em: 30.09.2005 14:48