Brasil e Argentina emitirão visto para estudantes e professores

Brasil e Argentina concederão vistos com isenção de taxas consulares a estudantes e professores que solicitem residência temporária para o exercício de atividades acadêmicas. Está em processo final de ratificação o Decreto Legislativo nº 785, de 8 de julho de 2005, do Senado Federal, que aprova o acordo por troca de notas entre os governos dos dois países.
   A medida, que também beneficiará os familiares de estudantes e professores, permitirá aos beneficiados fazer cursos de graduação ou de pós-graduação em estabelecimentos de ensino ou universidades oficialmente reconhecidas no país receptor, além de realizar estudos secundários no âmbito de programas de intercâmbio de instituições governamentais e não-governamentais oficialmente reconhecidos. Outra possibilidade será a participação em atividades docentes ou de pesquisa em estabelecimentos de ensino ou universidades reconhecidas.
   Segundo Alessandro Candeas, chefe da Assessoria Internacional do Ministério da Educação, a medida fortalecerá a integração educacional no plano bilateral brasileiro-argentino. No futuro, pode ser ampliada a outros países do Mercosul. (Portal MEC)
Publicado em: 03.10.2005 14:01