Aluno da Escola de Aplicação da UFPA ganha ouro na Olimpíada de Matemática
O estudante Lucas Ferreira Cabral, 14 anos, aluno do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação (ex-Núcleo Pedagógico Integrado) da Universidade Federal do Pará (UFPA) acaba de receber a notícia de que está entre os ganhadores da medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
O adolescente conta que sua preparação começou desde o primeiro Programa de Iniciação Científica (PIC) do qual participou, em 2008 (referente à OBMEP de 2007), tendo seus conhecimentos aprimorados. Desde então, participou de três programas seguidos, além dos estudos em casa e na escola.
Emoção - Lucas estava em casa quando recebeu a notícia do resultado. “O coordenador regional da Iniciação Científica (CRIC) me ligou avisando o resultado, informando que o Pará teve três medalhistas de ouro, sendo eu um deles. A alegria tomou conta de mim e eu me senti superando minha própria marca: minha primeira medalha de ouro”, lembra. “Estar entre os 100 primeiros é uma sensação muito boa”, diz o aluno.
O estudante dedica o prêmio à família e aos colegas e professores do PIC. “Eu dedico esta conquista a todos os meus familiares, que me estimularam a estudar para essa prova e me ensinaram os valores da vida. Também dedico aos meus companheiros e professores do PIC, que me ajudaram nos momentos de dificuldade”, pondera Lucas Cabral.
Outros resultados - O Pará contabilizou outras conquistas na Olimpíada. Wesley Monteiro de Oliveira, da Escola Municipal Professora Maria do Carmo Barbosa Monteiro, de Ananindeua, e Maicon Wellington Pantoja de Souza, da Escola Doutora Ester Mouta, do município de Ponta de Pedras, também ganharam medalha de ouro na edição deste ano. Outros seis estudantes paraenses ganharam a medalha de prata; e dezessete, a medalha de bronze. Foram premiados, também, professores de Ananindeua, Belém e Santarém Novo, bem como escolas em Altamira, Belém, Breves e Parauapebas e as Secretarias Municipais de Educação de Breves e Santarém Novo.
Histórico - A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é realizada desde 2005. A competição é voltada a estudantes da educação básica, do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e de todos os anos do ensino médio.
Reconhecimento – Lucas Cabral já havia conquistado bronze em 2007 e prata em 2008 e 2009. Com o resultado atual, o estudante será agraciado com uma bolsa no Programa de Iniciação Científica (PIC), patrocinada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), instituição que organiza as Olimpíadas. Com esse estímulo, Lucas receberá uma quantia em dinheiro por mês e materiais para estudos.
Texto: Paulo Henrique Gadelha – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária