UFPA integra o novo Instituto de Estudos Europeus
O Instituto de Estudos Europeus (IEE) no Brasil foi oficialmente criado nesta segunda-feira, 29. Trata-se de um consórcio formado por universidades europeias e brasileiras, o qual busca fortalecer o ensino superior no Brasil, por meio de projetos de cooperação internacional em diversas áreas. Entre o seleto grupo de instituições brasileiras escolhidas para fazer parte do IEE, está a Universidade Federal do Pará (UFPA).
Na solenidade de criação do IEE, realizada em São Paulo, o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, foi representado pelo pró-reitor de Relações Internacionais, Flávio Nassar. Segundo ele, a Federal Paraense é privilegiada por integrar essa rede extremamente concorrida entre as universidades do Brasil. “Nós tivemos rapidez e agilidade suficientes para atender todas as exigências e entregar os documentos antes de outras instituições de ensino superior,” explica o pró-reitor. De acordo com Flávio Nassar, o programa já é o segundo maior investimento da Comunidade Europeia no Brasil, nas áreas de pesquisa, ciência, tecnologia e intercâmbio, ficando atrás apenas do Programa Erasmus Mundus, o qual a UFPA também integra.
Em prol do ensino e da pesquisa - O IEE visa promover o desenvolvimento do ensino e pesquisa em questões, assuntos e temas, para os quais a experiência europeia possa trazer uma contribuição relevante. Por isso será desenvolvida uma série de projetos em parceria entre as universidades, além dos programas de intercâmbio. É importante destacar que o IEE reúne não apenas universidades, mas também inclui setores da sociedade civil – Organizações Não-governamentais, órgãos públicos – e até pequenas e médias empresas.
No Brasil, o convênio é coordenado pela Universidade de São Paulo (USP) e conta, ao todo, com oito instituições de ensino superior: USP, UFPA, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).
A primeira reunião de trabalho do IEE acontecerá já no mês que vem, em Santa Catarina, e definirá os rumos dos programa de intercâmbio. Segundo Flávio Nassar, o convênio é importante para o crescimento da UFPA em todos os aspectos. “É uma grande oportunidade de desenvolvimento e uma das estratégias da Universidade para ascender nas áreas de ciência, tecnologia e geração de conhecimento”, conclui o pró-reitor.
Texto: Yuri Rebêlo – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária