Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Servidores recebem treinamento em contratos e licitações

Servidores de várias unidades da Universidade Federal do Pará (UFPA) participam, até quinta-feira, dia 2, do curso de Contratos Administrativos e Gestão. O treinamento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Administração (Proad) e acontece no auditório do Capacit, Campus da UFPA, no bairro do Guamá, em Belém. O objetivo é melhorar a fiscalização dos contratos que a Instituição tem com as empresas privadas, tanto na execução como na fiscalização dos serviços prestados.

 

De acordo com o professor Gustavo Cauduro Hermes, o foco principal do curso  é estabelecer um padrão de gestão que permita maior profundidade nas especificações técnicas cobradas e avaliadas nas licitações, bem como no acompanhamento e na fiscalização dos contratos. “Existem muitos contratados que assinam o contrato sem ter a certeza de que vão cumpri-lo  e, depois, ainda ficam tentando 'enrolar' a administração pública”, enfatizou o professor.

 

O treinamento está dividido em oito módulos, que vão abordar desde as etapas do processo de licitação até o acompanhamento, a fiscalização e as penalidades que devem ser aplicadas às empresas que deixam de cumprir com o contrato.

 

Padrão - Segundo Gustavo Hermes, o curso vem sendo ministrado em várias instituições no Brasil. Entre as dificuldades que ele identificou no serviço público, na área de fiscalização de contratos, está a falta de padrão de gestão dentro dos órgãos públicos. “O que eu observei é a coexistência de gestores que cobram com profundidade, muitas vezes de forma equivocada, intitulados como maldosos, rígidos demais ou radicais; e outros, muito flexíveis, que passam a mão na cabeça dos contratados, sendo paternalistas, e isso desmoraliza a gestão”, criticou.

 

Para a auditora geral da UFPA, Ângela Santos, que participa do treinamento, há uma necessidade de maior comprometimento profissional do servidor e de cobrança por parte dos gestores na execução e fiscalização de contratos. “Eu desejo que a gente saia do curso com uma nova percepção, a de como a gente vai gerir não só a questão dos contratos, mas também toda a Universidade”, afirmou.

 

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto:Karol Khaled

 

Publicado em: 30.11.2010 14:00