Santander Universidades lança Programa Amazônia 2020
O Santander Universidades lança, nesta terça-feira, 30, em Belém, o Programa Amazônia 2020, o qual promoverá a mobilidade de alunos e professores e a internacionalização da atividade acadêmica, além de incentivar o desenvolvimento da pesquisa científica e do empreendedorismo sustentável na Região Norte. Na segunda-feira, 29, o mesmo Programa foi assinado em Manaus.
A iniciativa pioneira é apoiada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e beneficiará nove universidades federais: Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal Rural do Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
No total, o Programa deverá beneficiar cerca de 100 mil estudantes, professores e demais membros da comunidade. Ele prevê a distribuição de mais de 26 mil bolsas de estudos nacionais e internacionais para estudantes e professores até 2020. Além disso, um dos projetos que faz parte dele é o Espaço Digital Santander Universidades, com o intuito de promover a inclusão digital em banda larga.
“Com o Programa Amazônia 2020, investiremos na região por 10 anos, o que reforça a potência desta iniciativa. Esperamos contribuir para que as universidades beneficiadas se consolidem, ainda mais, como referência de qualidade no ensino superior”, afirma Jamil Hannouche, responsável pelo Santander Universidades no Brasil.
Para as universidades federais, os principais benefícios do Programa são a oportunidade de aumentar os investimentos em prol da melhoria do ensino e retenção de estudantes, a possibilidade de acelerar a internacionalização e a troca de conhecimentos com outras instituições nacionais e internacionais, o desenvolvimento acadêmico do corpo docente e o avanço das pesquisas em prol da sociedade.
Programa Amazônia 2020 em números - Nove universidades federais da região amazônica; 26.000 bolsas de estudos (incluindo bolsas de Pesquisas Aplicadas visando à Educação Escolar Indígena); 100 mil pessoas impactadas; nove Espaços Digitais Santander Universidades ; 10 Seminários Internacionais; cinco Edições dos Prêmios de Empreendedorismo.
Sobre o Santander Brasil - Com mais de 150 anos de atuação, o Grupo Santander, sediado em Madri, na Espanha, está entre as maiores instituições financeiras do mundo por capitalização em bolsa. Originário da cidade de Santander, na província de Cantábria, atua em muitos países e possui grande diversificação geográfica. Em setembro de 2010, mantinha 13.907 agências, em torno de 176 mil funcionários, mais de 92 milhões de clientes, mais de 3 milhões de acionistas, volume de recursos administrados de 1.877 bilhões de dólares. O lucro líquido nos nove primeiros meses de 2010 alcançou 8,0 bilhões de dólares.
Texto: Assessoria de Comunicação do Santander
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária