Problema de saúde leva diretor do Hospital Bettina a se despedir da vida pública
O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) está sob a direção do diretor adjunto, o bioquímico Renato Ferreira, até que o nome do novo gestor seja anunciado pelo reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Maneschy. O bioquímico substitui, interinamente, o professor doutor Murilo Morhy, que ficou à frente da Unidade por um ano e meio. O médico pediu oficialmente demissão do cargo, em caráter irrevogável, por meio de carta entregue ao reitor na última quinta-feira, 2. Murilo Morhy alegou problemas de saúde. Dessa forma, o cardiologista se despede de 40 anos de vida pública.
Na sexta-feira, 3, Morhy solicitou a presença dos trabalhadores e alunos do Bettina, no auditório da instituição, para agradecer a colaboração, e também informar sobre sua decisão.Durante a despedida, emocionado, Morhy dise que o tempo em que esteve à frente da gestão do Hospital foi importante na sua vida.
“Esse tempo acrescentou muito para mim, pois reforcei laços com pessoas que já conhecia e criei novas amizades. Fazendo autocrítica, vejo que o Hospital andou bem e a administração cresceu. Lamento e peço desculpa se incomodei alguém, mas agi somente pelo interesse da instituição. Desejo que continuem a missão da instituição e mantenham seus comprometimentos com o SUS e com a população carente, porque o Hospital são vocês”, disse Morhy. Alunos e funcionários, também emocionados, relataram as experiências vividas com o diretor, agradeceram e desejaram sucesso junto à família e melhoria na sua saúde .
Gestão - Preocupado em aprimorar a qualidade do atendimento à população do Sistema Único de Saúde (SUS), suas primeiras ações foram a humanização, refrigeração do Hospital e agilização no atendimento. Além disso, realizou melhorias nos serviços de otorrinolaringologia, oftalmologia e o crescimento e desenvolvimento infantil, que servem de referência na região.
A otimização nos meios diagnósticos, no pronto atendimento e a criação da clínica de toxina botulínica, voltada para pessoas que apresentam contraturas musculares crônicas, foram serviços tratados com prioridade. Morhy colocou em prática, ainda, várias iniciativas previstas no Regimento do Hospital, como patrimônio, infraestrutura, comissão de licitação, convênios e contratos. Todos estarão disponíveis a partir da próxima semana, no novo site do Bettina (www.ufpa.br/bettina), para reforçar a transparência da sua gestão.
Texto: Cleide Magalhães - Assessoria de Comunicação do HUBFS / UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária