Laboratório de Microscopia Eletrônica será inaugurado na sexta

Professores e pesquisadores da área biológica da UFPA já não precisam mais se deslocar para outras universidades do centro-sul do país para continuar suas pesquisas, devido à falta do microscópio eletrônico. Na próxima sexta-feira, 07, às 9h, será inaugurado o Laboratório de Microscopia Eletrônica do Centro de Ciências Biológicas da UFPA.
   “Até hoje, era como se ainda estivéssemos na era de Pasteur (Louis Pasteur, químico francês que descobriu os microorganismos), quando os vírus não eram conhecidos. Com o microscópio eletrônico, finalmente chegamos à era do vírus”. A declaração acima, do professor José Luiz Martins do Nascimento, vice-diretor do Centro de Ciências Biológicas da UFPA, dá a exata medida da importância desse aparelho que permite a visualização das estruturas mínimas que constituem a célula, invisíveis ao microscópio comum.
   O laboratório é resultante de uma parceria entre a administração superior da UFPA e o Fundo de Infra-estrutura do Governo Federal (CTInfra), que liberou os recursos para a compra dos equipamentos. Além do eletrônico, o CCB adquiriu um microscópio confocal com varredura a laser. O professor Nascimento considera que a evolução mais importante com os novos equipamentos será no treinamento e qualificação dos alunos de graduação e pós-graduação.
   A inauguração do Laboratório de Microscopia Eletrônica, que funcionará em prédio anexo ao Centro, terá as presenças do ex-secretário de Ciência e Tecnologia, Vanderlei de Souza, que proferirá palestra sobre a história da microscopia eletrônica no Brasil, além do presidente e do vice-presidente da Sociedade Brasileira de Microscopia Eletrônica.(Texto Alan Araguaia)
Publicado em: 04.10.2005 13:19