Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Programa Luz na Amazônia entrega donativos a populações ribeirinhas

Cestas básicas, roupas, brinquedos e materiais de higiene foram doados a 70 famílias ribeirinhas da comunidade de Santa Maria, no município de Acará, nordeste do Pará. As doações foram possíveis por meio do Programa Luz na Amazônia, uma parceria de cooperação técnica entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

 

A entrega dos donativos foi realizada no último sábado, 11, a bordo do barco do Programa. 40 pessoas participaram do evento, entre servidores da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), professores e alunos da Universidade. Na ocasião, ainda foram servidos café da manhã e almoço para os participantes.

 

Segundo a professora da Faculdade de Farmácia e coordenadora do Programa, Marly Melo, o Natal dos Ribeirinhos foi melhor do que se esperava. “A previsão era atender a 60 famílias, mas conseguimos ampliar para mais 10”, explica. “O evento foi muito bom,” avalia a professora.

 

Esperança – O Luz na Amazônia é um programa de extensão, cujo objetivo é levar esperança e mais qualidade de vida à população ribeirinha da região. O trabalho é desenvolvido por meio de um navio-
-hospital, o Luz na Amazônia III, que tem estrutura capaz de oferecer serviços de saúde. A embarcação realiza viagens periódicas (quinzenais) seguindo roteiros pré-
-definidos, beneficiando tanto comunidades mais isoladas, distantes dos centros urbanos, quanto as localizadas em áreas próximas à capital paraense.

 

Para desenvolver as atividades multidisciplinares, o Programa conta com a participação de todos os cursos do Instituto de Ciências da Saúde.

 

A Campanha Natal dos Ribeirinhos marca, justamente, o encerramento das atividades do Programa. O trabalho de arrecadação das doações é feito com o apoio dos servidores da UFPA e outros colaboradores, como a UNIMED, a Fadesp, o Banco do Brasil, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e todos os cursos do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA.

 

A coordenadora do Programa ressalta que o projeto é importante não só para os ribeirinhos, que têm uma assistência na área de saúde, mas também para os alunos e professores da Universidade, os quais têm a possibilidade de conhecer a realidade amazônica.

 

Texto: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 14.12.2010 19:00