Faculdade de Medicina promove Gincana Solidária
O evento visa arrecadar doações e realizar ação de prevenção à saúde na Ilha do Combu.
A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará está realizando a Gincana Solidária “Composição”. Celebrando o espírito natalino, a atividade tem como objetivo incentivar um maior comprometimento de discentes, docentes e técnico-administrativos da Unidade com a comunidade ribeirinha da Ilha do Combu. Além da arrecadação de doações, a programação envolve uma ação solidária que ocorrerá neste sábado, 18, na Ilha.
A Gincana iniciou-se no dia 6 de dezembro, quando os alunos da Faculdade começaram a se mobilizar para arrecadar doações de material escolar para as crianças ribeirinhas e de material de construção para a revitalização da Unidade de Saúde do Combu. A ideia é poder realizar a pintura de paredes e de equipamentos, como macas, armários e outros. A mão de obra será formada pelos próprios alunos e professores do curso, os quais deverão compor um mutirão.
Saúde - As ações de promoção e prevenção à saúde contarão com o apoio de docentes e discentes de Pediatria os quais estarão focados na avaliação do crescimento e desenvolvimento das crianças ribeirinhas. Haverá, ainda, escola de saúde bucal, com animação do personagem “Tio Bocão”; além de orientações que preveem a conscientização da comunidade com relação aos cuidados que devem ser tomados para manter a saúde dos coletores de açaí.
“Ciente de que o papel das Instituições de Ensino Superior não se restringe ao desenvolvimento de competências específicas para o exercício da atividade profissional, organizamos essa programação que será intensa e prazerosa. Esperamos poder somar esforços em prol da saúde e da educação dos ribeirinhos e reafirmarmos o compromisso do nosso curso com esta região”, afirma a diretora da Faculdade de Medicina da UFPA, professora Tânia Costa.
Animando os grupos e os participantes, estarão os alunos que compõem a trupe Pró-CURA (palhaços que vão encenar o Auto de Natal cujo tema será a questão da saúde na comunidade). Especificamente para as crianças, haverá atividades lúdicas com fantoches voltadas para o tema do tratamento da água domiciliar, além de oficinas de arte com balão e de reciclagem de garrafas PET para jovens e adultos com vistas ao desenvolvimento da consciência ambiental e da possibilidade de geração de renda.
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária