Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA recebe a visita de alunos da Universidade de Michigan

O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Carlos  Maneschy, recebeu, nesta quarta-feira, 5, a visita do professor da Michigan State University (MSU), dos Estados Unidos, o médico Reza Nassiri. Foi uma visita de cortesia. O professor e mais 21 alunos de Medicina da instituição norte-americana estão em Belém para a estadia de uma semana, por meio da qual pretendem trocar experiências junto aos profissionais da área de saúde do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). A intenção também é fortalecer os laços entre as universidades.

 

Também estiveram presentes na reunião o pró-reitor de Relações Internacionais da UFPA, professor Flávio Nassar; o médico do HUJBB, o professor Paulo Assumpção; e as professoras Lindalva Moraes e Leila Assef, assessoras da Prointer.

 

Segundo o professor convidado, os alunos norte-americanos estão tendo uma experiência excelente em Belém, onde podem acompanhar, diariamente, os pacientes do Hospital Barros Barreto. “Os casos que eles vêem aqui, eles não vêem em outro lugar. Está sendo um ótimo aprendizado nas áreas de cirurgia, doenças tropicais e até diabetes”, avalia Reza Nassiri, que é o atual Diretor do Instituo de Saúde Internacional da MSU.

 

Expedição - Nesta sexta-feira, 7, os norte-americanos, por meio do Núcleo de Medicina Tropoical (NMT) da UFPA, farão uma visita até a comunidade ribeirinha da Ilha do Maracujá. A viagem, marcada para às 7h30, deve encerrar às 17h00. De acordo com a diretora-adjunta do NMT, professora doutora Luisa Caricio Martins, nessa expedição serão realizados atendimentos médico e odontológico para a população local. "Em caso de necessidade, serão também realizados exames laboratoriais e disponibilizados os medicamentos conforme prescrição médica", explica a diretora-adjunta. Durante a visita, serão realizadas, ainda, palestras educativas e entrega de material escolar e cestas básicas aos moradores.

 

De acordo com Luisa Carício, a comunidade ribeirinha da Ilha do Maracujá já recebe assistência do Núcleo de Medicina Tropical, por meio do projeto de pesquisa desenvolvido no laboratório de Patologia Clínica do NMT, que tem financiamento do Governo do Estado do Pará.

 

Futuro - A reunião serviu também para viabilizar e acertar detalhes da viagem do reitor da UFPA à universidade norte-americana, agendada para o próximo mês de abril. Na ocasião, deverá ser assinado um acordo de intercâmbio entre as duas instituições. A parceria será tanto para intercâmbio de estudantes, quanto para colaboração e cooperação em pesquisas.

 

Segundo Reza Nassiri, o principal interesse da MSU é justamente na área de oncologia, uma das principais linhas de pesquisa do Barros Barreto, além de proporcionar aos seus alunos o contato com o tratamento de doenças tropicais, por meio do Núcleo de Medicina Tropical.

 

Para o reitor Carlos Maneschy, essa parceria internacional é importante para a UFPA, e a visita deles é um bom sinal. “É um prazer poder recebê-los aqui, com a expectativa de estabelecer laços de cooperação que aproximem nossas universidades pelos interesses acadêmicos em diversas áreas do conhecimento”, afirma o reitor. A comitiva ficará até o fim de semana na capital paraense, e Reza Nassiri se mostra otimista com o futuro da parceria: “Estamos ansiosos para receber os seus alunos de medicina na nossa universidade”, conclui o pesquisador.

 

Texto: Yuri Rebêlo – Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Alexandre Moraes

Publicado em: 05.01.2011 19:00