Anuário Estatístico 2010 mostra a evolução da UFPA
Importante instrumento de observação do crescimento institucional, o Anuário Estatístico 2010 da Universidade Federal do Pará (UFPA) já está disponível para consulta. Lançado esta semana, o documento contém 221 páginas com informações sobre ensino de graduação e pós-graduação, atividades de pesquisa e extensão, bem como de dados atualizados do quantitativo de pessoal docente e técnico-administrativo. “É uma ferramenta de publicidade sobre o que a UFPA está fazendo, produzindo, apontando em que áreas está havendo maior crescimento e em quais ainda precisamos desenvolver. O anuário estatístico é a reprodução fiel desses dados”, destacou o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), Erick Pedreira.
As informações constantes no Anuário são referentes ao ano de 2009, tendo como base para a elaboração as informações prestadas pelas unidades acadêmicas e administrativas, por meio dos seus relatórios anuais de atividades, e da coleta de dados a partir dos sistemas de informação da Universidade. Essas informações são complementadas com o histórico evolutivo dos últimos cinco anos e consolidadas pela Diretoria de Informações Institucionais (Dinfi/Proplan). A publicação tem a finalidade de auxiliar a rotina dos gestores a partir do planejamento e da tomada de decisões.
Crescimento - Os dados apontam os principais avanços da UFPA em 2009, como a ampliação na oferta de vagas em cursos de graduação e pós-graduação, que está relacionada à adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
O documento destaca, ainda, o crescimento do número de docentes com mestrado e doutorado, resultante de uma política institucional permanente de qualificação do corpo docente e da nova política de contratação de docentes para as IFES, estabelecida pelo MEC.
No que se refere à política de extensão e assistência estudantil, o demonstrativo é também de crescimento do número de programas, projetos e eventos da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em consonância com as diretrizes do Governo Federal.
“Esses dados vão poder demonstrar ao Ministério da Educação, aos órgãos de controle, à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, como e para onde a universidade está avançando. Isso é importante porque, em grande parte, é por meio desses indicadores que recebemos nossos recursos orçamentários”, afirmou Erick Pedreira.
Consulta – Os exemplares do Anuário 2010 foram distribuídos para todos os institutos da Universidade. O documento também está disponível para consulta na página www.proplan.ufpa.br, e resulta do trabalho conjunto das Diretorias de Informação, Planejamento e Avaliação, ligadas à Proplan. “Nós procuramos criar um anuário de fácil compreensão, com gráficos e tabelas de rápido e fácil entendimento para a comunidade acadêmica e a população em geral. Tornamos isso também on line, o que permite a pessoas de qualquer lugar do mundo poder acessá-lo”, disse o pró-reitor.
Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária