Estudantes da Universidade de Michigan (EUA) visitam comunidade ribeirinha
A comitiva de alunos de medicina da Michigan State University (MSU), dos Estados Unidos, que está visitando a Universidade Federal do Pará (UFPA), esteve na comunidade ribeirinha da Ilha do Maracujá, do outro lado da capital paraense, nesta sexta-feira, 7. A comitiva, chefiada pelo médico Reza Nassiri, participou de um projeto, coordenado pela professora doutora Luisa Carício Martins, diretora-adjunta do Núcleo de Medicina Tropical (NMT) da UFPA.
Segundo a coordenadora do projeto, essa visita estava prevista para dezembro, mas foi adiada exatamente para aproveitar a presença da comitiva. “Essa viagem é importante, exatamente porque eles vieram para cá estudar doenças tropicais, e poderão ver diversos casos”, conta Luisa Carício. Os 21 alunos participaram das ações de atendimentos médicos, odontológicos, palestras, além das entregas de materiais escolares e de cestas básicas, entre outras atividades.
De acordo com Luisa Carício, a comunidade ribeirinha da Ilha do Maracujá já recebe assistência do Núcleo de Medicina Tropical. Esta foi a quinta visita. As atividades são realizadas por meio de projeto de pesquisa, desenvolvido no laboratório de Patologia Clínica do NMT, que tem financiamento do Governo do Estado do Pará.
Futuro - A visita dessa comitiva é também para viabilizar e acertar detalhes da viagem do reitor da UFPA à universidade norte-americana, agendada para o próximo mês de abril. Na ocasião, deverá ser assinado um acordo de intercâmbio entre as duas instituições. A parceria será tanto para intercâmbio de estudantes, quanto para colaboração e cooperação em pesquisas.
Para o reitor Carlos Maneschy, essa parceria internacional é importante para a UFPA, e a visita deles é um bom sinal. “É um prazer poder recebê-los aqui, com a expectativa de estabelecer laços de cooperação que aproximem nossas universidades pelos interesses acadêmicos em diversas áreas do conhecimento”, afirma o reitor. A comitiva ficará até o fim de semana na capital paraense, e Reza Nassiri se mostra otimista com o futuro da parceria: “Estamos ansiosos para receber os seus alunos de medicina na nossa universidade”, conclui o pesquisador.
De acordo com Luisa Carício, essa possível parceria entre as duas universidades é uma excelente oportunidade para ambas as partes: “A presença dos alunos da MSU incentivará os nossos alunos a tentar ir para lá, com a possibilidade de desenvolvermos projetos em conjunto. Os estudante norte-americanos têm a oportunidade de estudar as doenças tropicais, e Universidade de Michigan poderá também enviar seus alunos para novas experiências aqui”, finaliza a professora.
Leia também: UFPA recebe a visita de alunos da Universidade de Michigan
Texto: Yuri Rebêlo – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária