Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA entrega Plano de Segurança de Belém

A Universidade Federal do Pará (UFPA) apresentou ao prefeito da capital, Duciomar Costa,  o Plano Municipal de Segurança Pública de Belém na segunda-feira, 10. O documento foi desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Estatísticas e Computacionais (Gepec) da UFPA. Segundo a professora Adrilayne Araújo, coordenadora do Gepec, o plano visa “reduzir a violência e a criminalidade em Belém, tendo como foco a gestão compartilhada entre órgãos federados e a sociedade, por meio de ações diversificadas.”

 

O Plano, intitulado “Belém: Segurança com cidadania”, foi elaborado com base em três eixos de prioridade - gestão, infraestrutura e inclusão social -, sendo dividido em 13 compromissos, com um total de 73 ações bem estruturadas dentro das necessidades do município de Belém.

 

A professora Adrilayne Araújo ressalta que a expectativa é “que Belém passe a integrar um seleto número de municípios com ações concretas e bem estabelecidas para as políticas de segurança com o intuito de reduzir a violência no município.”

 

Na ocasião, também foi entregue o Diagnóstico Estatístico de Dados Secundários de Crimes Registrados no Município de Belém, o qual vai auxiliar as ações da Prefeitura ao combate da criminalidade no município.

 

Pesquisas - O Gepec, projeto de extensão do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da UFPA, que funciona no Laboratório de Sistema de Informação e Georreferenciamento (Lasig), desenvolve pesquisas e análises estatísticas sobre os mais variados temas, além de conceder estes dados para pesquisadores. O Grupo de Estudos já desenvolveu trabalhos como: a quantidade de crimes não registrados em Belém; o perfil dos participantes da parada do orgulho de Gay, Lésbicas, Bissexuais e Transsexuais (GLBT); hábitos alimentares de estudantes universitários; crimes contra a mulher, entre outros.

 

Parceria - O Gepec foi procurado pela Prefeitura de Belém e, a partir daí, firmou-se um convênio entre a UFPA e a Prefeitura. Para o pró-reitor de Extensão, Fernando Arthur, a importância da parceria e do plano para a UFPA é “favorecer a sociedade civil e o governo, notadamente o municipal, ao colocar as tecnologias que a Universidade desenvolve de um modo geral”. O pró-reitor destaca também que “o plano confirma o know-how da UFPA, em aprofundar as parcerias institucionais da Universidade e do governo nas diferentes esferas.”

 

Texto: Vito Ramon Gemaque - Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Alexandre Moraes

Publicado em: 11.01.2011 13:00