Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Especialização em Soure tem inscrições prorrogadas

Foram prorrogadas, até o dia 28 deste mês, as inscrições para o curso de Especialização “Língua Inglesa: Ensino e Aprendizagem”, no Campus de Soure da Universidade Federal do Pará. Esta é a primeira turma do curso, que está ofertando 50 vagas. O objetivo é atualizar e aprofundar conhecimentos teórico-metodológicos do ensino de línguas estrangeiras, enfatizando o Inglês.

 

Depois de inscritos, os candidatos passarão por um processo seletivo, cujos critérios de avaliação serão a análise de currículos, a avaliação da carta de intenções e a entrevista.

 

O curso foi criado em 2009. Para isso, foi necessária uma previsão orçamentária, garantindo a autossustentabilidade da pós-graduação. “Quando o número mínimo de inscritos que viabiliza a operacionalização do curso não se confirma, o projeto está fadado ao arquivamento, o que seria realmente lamentável”, garante a professora Silvia Benchimol,  diretora da Faculdade de Letras da UFPA e coordenadora do curso.

 

“O importante é, justamente, não desistir da realização do projeto, daí o nosso empenho em redimensionar custos e períodos para que seja garantida a dezenas de interessados a efetivação desta especialização”, afirma a diretora. Para Silvia Benchimol, o projeto exigiu muitas horas de um trabalho minucioso e responsável da equipe empenhada na sua elaboração, já que foi necessária a adesão de professores de diversos campi e também a atenção aos fatores peculiares que o curso demanda. “Além disso, há grande expectativa dos alunos que já se inscreveram, então, eles merecem o nosso comprometimento em tornar o projeto uma realidade, ainda que signifique redimensionar algumas características orçamentárias e os prazos,” esclarece Silva Benchimol.

 

Novas teorias - A pós-graduação é destinada a profissionais que atuam na vertente da língua inglesa e que desejam verticalizar seus estudos e especializar-se em novas teorias, práticas e perspectivas no ensino de línguas. O corpo docente será formado não somente por professores do Campus de Soure, mas também profissionais de Bragança e Belém ministrarão aulas.

 

Para a coordenadora, a existência de uma pós-graduação no Campus de Soure é uma conquista que valoriza a comunidade do município. “Traz, com isso, possibilidades de desenvolvimento na área da educação, promove a formação de massa crítica, induz as pesquisas que tratam das problemáticas locais e volta os olhos da comunidade acadêmica para uma realidade marajoara”, finaliza Silvia Benchimol.

 

Inclusão - Além da Pós-Graduação em Língua Inglesa, o Campus de Soure também contará com o curso de “Estudos da linguagem aplicados à educação de surdos”, que tem em vista a capacitação dos profissionais da área da educação para promover a inclusão educacional dos deficientes auditivos.

 

Texto: Flávio Meireles – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 18.01.2011 15:45