Turma do Pronera da Transamazônica faz curso no Campus do Guamá

Alunos de oito municípios da região da Transamazônica estão alojados na Universidade Federal do Pará para fazer uma visita a Belém. Eles são de turmas de magistério de assentamentos do Incra e vão passar vinte dias na capital do Estado para conhecer a capital.
   A formação de turmas de magistério (ensino médio) nos assentamentos do Incra faz parte do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), do governo federal, que, no Pará, é realizado em parceria com a UFPA.
   A grande maioria dos 157 alunos do Pronera que está em Belém é formada por professores de alfabetização e de 1ª a 4ª séries nos assentamentos. Eles chegaram a Belém nesta sexta-feira, 08/10, e ficarão por vinte dias cursando disciplinas ministradas por professores da UFPA. Também participarão de atividades culturais. A cerimônia de abertura do evento foi realizada no Restaurante Universitário e teve como mestre de cerimônia a coordenadora do projeto, professora Jacqueline Freire, do Centro de Educação da UFPA.
   “Essa visita serve como uma aprendizagem cultural para os alunos, para que eles utilizem o que aprender em suas aulas nos assentamentos”, declarou a pró-reitora de Extensão da UFPA, a professora Ney Cristina Monteiro de Oliveira. A programação é bastante diversificada incluindo visitas a locais como o centro histórico de Belém, museus, Bosque Rodrigues Alves e, como estamos no período do Círio de Nazaré, muitos poderão acompanhar de perto os festejos da maior festa religiosa do Brasil.
   Os assentados que estão em Belém vêm dos municípios de Altamira, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Pacajá, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia e Uruará, localidades onde o Pronera atua desde 2002. (Texto Jones Santos)
Publicado em: 08.10.2005 17:25