Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Hospital Bettina realiza mais duas cirurgias de “ouvido biônico”

O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) vai realizar, nesta quarta-feira, 26, mais duas cirurgias de implante coclear,  conhecido popularmente como "ouvido biônico". Os procedimentos de alta complexidade acontecerão por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

As cirurgias serão realizadas nos períodos da manhã e tarde pelo professor doutor José Cláudio Cordeiro, responsável pela disciplina de Otorrinolaringologia e coordenador do Serviço de Otorrinolaringologia da UFPA, juntamente com o professor doutor Robinson Koji Tsuji, pertencente à equipe do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e com a doutora Valéria Goffi Gomez, fonoaudióloga responsável pelo Grupo de Implante Coclear do HC-FMUSP.

 

Os pacientes foram selecionados entre 30 candidatos e descobrirão, brevemente, todos os benefícios do implante coclear, tal como aconteceu com os pacientes Willian Wallissom Gomes, de 20 anos, de Curuçá, e Luciléia Silva, 32 anos, de Paragominas, os quais eram deficientes auditivos e obtiveram sucesso ao se submeterem à cirurgia em outubro de 2010.

 

O implante é um aparelho colocado cirurgicamente, o qual faz a função das células ciliadas lesadas ou ausentes do ouvido interno e restaura – ou cria – a capacidade de captar e compreender o som, sendo encaminhado diretamente ao nervo auditivo, por meio de estímulos elétricos que chegam ao cérebro, possibilitando uma percepção sonora clara, inclusive da fala.

 

Transmissão - A imprensa e os médicos residentes do HUBFS estão convidados a participar da transmissão da primeira cirurgia, ao vivo, às 9 horas, e da coletiva, às 12h30, no auditório do HUBFS, logo depois do final da primeira cirurgia que marcará, de novo, a Região Norte do Brasil – Belém. A coletiva será concedida pelos médicos presentes e pelo diretor geral do HUBFS, professor doutor Paulo Amorim.

 

Credenciamento - Com o implante coclear, Belém se tornou a primeira capital a oferecer esse serviço para toda a população do norte do Brasil, a partir do credenciamento do Ministério da Saúde feito por meio da Portaria 4.065, de 17 de dezembro de 2010. Ela estabelece recurso anual, no montante de R$ 1,1 milhão, a ser incorporado ao teto financeiro de média e alta complexidade do Estado do Pará e do município de Belém. A Portaria considerou deliberações da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Pará e determinou, ainda, que o Fundo Nacional de Saúde adote as medidas necessárias para a transferência, regular e automática, devendo onerar o Programa de Trabalho Atenção à Saúde da população com procedimentos de média e alta complexidade do Pará.

 

Implantados - São cerca de 300 mil implantados em todo o mundo. No Brasil, são mais de 3 mil. Os Estados brasileiros que possuem Centro SUS de implante coclear são: Rio Grande do Sul (1 centro), Paraná (2 centros), São Paulo (3 centros na capital, 4 centros no interior), Rio de Janeiro (1 centro), Minas Gerais (4 centros), Distrito Federal, Bahia (1 centro), Pernambuco (1 centro), Rio Grande do Norte (1 centro), Ceará ( 1 centro) e, agora, o Pará (primeiro centro na Região Norte).

 

Texto: Cleide Magalhães - Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Alexandre Moraes

Publicado em: 24.01.2011 15:21